Bandeira municipal foi instituida em 31 de março de 1975

Em 31 de março de 1975, através da Lei 1005, o prefeito Evaldo Zilio instituía a bandeira municipal para todo o território de Encantado. Símbolo oficial do município, o verde e vermelho representam as cores inseridas na Bandeira Mãe Pátria Itália, em homenagem aos imigrantes e descendentes que povoam em sua maioria Encantado. A cor branca representa a paz e harmonia que deve prevalecer entre os munícipes e, no centro, o Brasão com o lema “Vencerás pelo trabalho”.

Na manhã desta quinta-feira (10), no auditório Brasil do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, o desenho modelo original da bandeira de Encantado foi entregue nas mãos do prefeito Jonas Calvi pelo promotor de Justiça do Rio Grande do Sul e membro da Procuradoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Rodrigo López Zilio - filho de Zilio (in memoriam). O documento passará a compor o museu municipal.

A cerimônia contou com uma breve fala do advogado e escritor Carlos Alberto Schaffer que recordou memórias de Evaldo Zílio como pessoa e como prefeito. O escritor e filho do secretário municipal da época José Antônio Chanan, Adroaldo Chanan leu um texto de sua autoria sobre a bandeira.

Em sua manifestação, o prefeito Jonas Calvi enalteceu o momento que Encantado vive e a importância de se conectar ao passado. “É um ato simples, mas de um significado grandioso. Encantado aos seus 108 anos e falando de 1975. Se hoje ouvimos que Encantado tem na sua característica o empreendedorismo, o cooperativismo, é pela nossa história, nossas origens e a cultura de um povo trabalhador, que se dedica e que desde lá atrás contribuiu para fazer de Encantado o que ela é hoje. É uma alegria estar aqui recebendo esse documento oficial que faz parte e marca muito a nossa história”, destacou.

“Esse evento tem um simbolismo muito especial. Se traz aqui em papel manteiga a bandeira, com algumas mensagens cifradas sugerindo a inversão das cores, mas que não foram acolhidas. Traz um trabalho para historiadores. A importância desta entrega é que consta o Brasão onde estão consolidados os valores mais essenciais da comunidade. Se faz um resgate com o passado, e o conhecimento do passado é essencial para que a gente possa reconhecer a identidade atual do município e se possa enfrentar os desafios que se visualizam no futuro. Espero que mais uma vez Encantado se reidentifique em suas raízes e possa continuar ser um município exemplo e acolhedor que faz parte do RS e do meu coração”, salientou Zilio.

O ato também contou com a presença da esposa de Zilio, dona Edelma López Zilio, e da filha Maria Cristina Zilio, da secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande, da secretária Geral de Governo Clarissa da Rosa Pretto Scatola, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Charles Rossner, do secretário de Obras Ivanor Daltoé, da coordenadora de Cultura Marlisa Sartori Bratti, da Promotora de Justiça de Encantado Dra. Daniela Pires Schwab, Carlos Soares Chanan, do presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) Marcos Batiani, do professor e escritor Airto Gomes, da presidente da Associação Cultural Encantado Leine Werner, do presidente da Associação Cultural Ítalo-brasileira de Encantado (Assibre) Nilo Pretto, da comunidade em geral e imprensa.

A secretária Stéfanie entregou a dona Edelma uma flor e quadro com a Lei que instituiu a bandeira. Zilio recebeu do prefeito Jonas a medalha Amigo de Encantado.

Data de publicação: 10/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado