Evento lançado hoje acontece nos dias 23 e 24 de setembro

Nos dias 23 e 24 de setembro, o Parque João Batista Marchese de Encantado será palco do 1º FestiArte. O evento - uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com realização da Prefeitura Municipal de Encantado e 24º Região Tradicionalista e apoio do Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi e Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Giuseppe Garibaldi - reunirá 110 invernadas artísticas na modalidade danças tradicionais, categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Veterana e Xirú, além das modalidades Danças Gaúchas de Salão, Chula, Declamação e Intérprete Solista Vocal.

No final da tarde deste domingo (6), no auditório Brasil do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, foi realizado o lançamento oficial, com a participação do prefeito Jonas Calvi, vice-presidente artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Madeline Zancanaro, coordenadora da 24º Região Tradicionalista Luce Carmen da Rosa Mayer, do presidente da Câmara de Vereadores Sander Bertozzi, do patrão do GAN Anita Garibaldi Maycon Jeferson Ulmi e da patroa do CTG Giuseppe Garibaldi Adriane Zanotelli.

O prefeito Jonas manifestou sua alegria em realizar o FestiArte em Encantado. “Para nós é muito importante ter esse olhar pra cultura gaúcha e não tenho dúvida que conseguiremos através dela construir uma sociedade ainda melhor, e Encantado se destaca nisso. Quando surgiu o assunto abraçamos a ideia, porque Encantado merece, porque temos no nosso DNA o tradicionalismo. O FestiArte só vai acontecer por causa das nossas entidades. Reforço que Encantado quer estar no calendário de eventos do MTG e que esta seja a primeira de muitas edições. Vamos fomentar ainda mais o turismo, as pessoas de fora vão conhecer mais nossa cidade, mas queremos também que a nossa comunidade saiba do trabalho das nossas entidades e sintam o clima do tradicionalismo. Estamos muito felizes em estar junto com vocês!”, comemorou.

Luce Carmen disse que sempre foi um sonho trazer o FestiArte para a 24º Região Tradicionalista. “E tendo um prefeito, que defende essa cultura, sabe desde pequeno o quanto é importante estes eventos, através da união de ambas entidades, comunidade e 24º, Encantado será o palco de todo o Rio Grande do Sul. O 1º FestiArte tem que ser a marca de Encantado e perdurar por muitos anos, com a benção do Cristo Protetor”, desejou.

Para a vice-presidente artística do MTG, o FestiArte irá movimentar a cidade, o turismo, o comércio e, principalmente, conectar as pessoas. “Como disse o prefeito Jonas. É uma Administração que pensa nas pessoas e se conecta com elas, com a cultura, com a educação, na agricultura e em todas as áreas. E promover este evento é fomentar a nossa cultura nas novas gerações, pois daqui sairão grandes peões, grandes prendas, grandes grupos de danças e isso é muito bonito”, enfatizou.

“O FestiArte era um desejo do presidente Manoelito Savaris – que faleceu no último dia 17 de junho. Ele sonhava com esse evento. Hoje eu entendo porque vai acontecer neste município, onde o Cristo está de braços abertos para acolher o RS.  Ele deixou as páginas escritas para seguirmos e todos nós fazemos o Movimento - aqueles que acreditam, que querem criar e fazer cidadãos melhores. Sem dúvida é um momento ímpar”, acrescentou Madeline.

Ulmi disse que assim como os rodeios e os encontros farroupilhas já consolidados e reconhecidos, Encantado foi agraciado com o FestiArte.

Em sua fala, a patroa do CTG Giuseppe Garibaldi comentou que unidos será possível mostrar a força de Encantado e o quanto eventos tradicionalistas são importantes para o crescimento de todos que se envolvem.

Também participaram do lançamento a secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande, secretária Geral de Governo Clarissa da Rosa Pretto Scatola, coordenadora de Cultura Marlisa Sartori Bratti, conselheiro do MTG Maurício Flores, secretária Geral da 11ª RT Gessica Pauletto, conselheira do MTG 24ª Kelen Dewes, conselheira MTG 24ª Juliana da Silva, prendas, peões e comunidade em geral.

Durante o lançamento do evento, as entidades tradicionalistas do município realizaram apresentações. Enzo Lorenzi da Pré-Mirim do CTG Giuseppe Garibaldi dançou chula e o intérprete solista vocal Vinícius Agostini Gianezini do GAN Anita Garibaldi cantou “Pealo de Sangue”, de Raul Ellwanger.

O FestiArte 2023 terá as inscrições abertas de 14 a 23 de agosto. Maiores informações podem ser solicitadas pelo site do MTG ou na Prefeitura de Encantado.

Data de publicação: 06/08/2023

Créditos: Imprensa | Prefeitura de Encantado