Iniciativa é da Câmara Técnica Educação Empreendedora do Prodel de Encantado

Na noite desta quarta-feira (2), no Sicredi Região dos Vales, foi lançado o projeto Turismo Cidadão: um diálogo interdisciplinar e o livro “Uma viagem inesquecível”, idealizado e realizado pela Câmara Técnica de Educação Empreendedora do Programa de Desenvolvimento Local (Prodel) de Encantado. O objetivo é aproximar estudantes e promover o debate e ações para desenvolver o turismo.

“Este é um marco importante que consolida o trabalho desenvolvido pela Câmara Técnica Educação Empreendedora. É com grande alegria e entusiasmo que compartilhamos esse momento especial com cada um de vocês, que de uma forma ou outra fazem parte desse projeto e são peças fundamentais para sua concretização. Para que possa dar certo queremos contar com o apoio e empenho das secretarias de Educação e de todos os professores. O projeto é bastante dinâmico, pode ser trabalhado de múltiplas formas e a partir dele novas ações poderão ser implementadas nos nossos municípios, com o objetivo de despertar a consciência, o respeito e o amor pelo lugar que vivemos“, ressalta Darjela Calvi integrante e uma das coordenadoras da Câmara Técnica Educação Empreendedora.

A professora Evelise Calvi Mezacasa detalhou o projeto. “É extremamente importante e necessário para os nossos municípios, pois estão vivendo uma nova fase. O processo de ensino e aprendizado precisa fazer sentido e não existe nada mais bonito e mais prático do que apresentar a própria realidade dela e de alguma forma levar para dentro desse espaço escolar uma temática linda, que é a história dos nossos municípios, do Vale do Taquari. Para que possamos nos apropriar de diferentes saberes, falando da realidade local, sobre a sua história. Se nós temos como propósito nos consolidar como destino turístico é extremamente importante conversar sobre esse tema com as crianças e adolescentes e que ali na frente eles valorizem e sintam orgulho da sua terra, fazendo a diferença e dando continuidade nessa construção”, salienta.

Em nome de todos os municípios, o prefeito Jonas Calvi destacou que “estamos transformando Encantado através da educação. A gente sempre fala que educação transforma, mas o que cada um de nós está fazendo para que realmente a educação transforme? A educação de Encantado subiu no ombro do gigante e pra poder passar isso aos nossos jovens, aos nossos alunos, deixo o meu reconhecimento e agradecimento aos nossos educadores. O momento que a região vive, através do turismo, precisa seguir avançando diariamente, com diversas atuações. Precisamos agarrar essa oportunidade e nos destacar cada vez mais. Parabéns a todos que estão tornando isso possível, essa noite é exemplo de que a gente pode fazer as coisas acontecerem nos nossos lares, no nosso município, na nossa região”, acredita.

Livro

O livro, de autoria da encantadense Gabriela de Souza Bertozzi e ilustração do encantadense Douglas Nichel, será a ferramenta de aprendizagem na sala de aula. Será o recurso de trabalho para que os professores utilizem no desenvolvimento de ações pedagógicas, falando das diferenças étnicas, religiosas, do respeito, cidadania, história, colonização. É uma obra lúdica e divertida e que passa a nortear todo o ano letivo de 2024 em torno do tema.

“É importante entender que falar sobre a história da nossa região não é voltar a falar da colonização italiana, alemã, mas precisa-se olhar pra realidade atual, o momento contemporâneo, toda essa mudança social, econômica e cultural, essa transformação por conta do turismo. O aluno precisa entender que ele faz parte dessa história, precisa se sentir pertencente a sua comunidade, com espirito cooperativista, de união que é muito forte nas nossas cidades“, complementa Evelise.

A confecção do livro foi possível com o apoio e patrocínio de empresas e entidades que acreditaram no projeto e que veem na educação a chave para que as mudanças necessárias para que um mundo melhor aconteça. Como forma de agradecimento foi entregue um exemplar para: Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Baldo S.A, CFC Casaril, Ciamed, Dália Alimentos, Kolafit, Espaço Florescer, Clinica Médica Bergamaschi, Sicredi - Agências de Encantado e Roca Sales, Supermercado Bratti e Prefeituras Municipal de Encantado, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.

Cerca de cinco mil exemplares serão distribuídos nas escolas dos quatro municípios.

Ao final, Gabriela e Douglas realizaram uma sessão de autógrafos.

Continuidade

Os lançamentos da noite de ontem é a primeira etapa do trabalho. A intensão é desenvolver oficinas e outras ações, debatendo e compartilhando ideias entre rede pública municipal e estadual e rede privada, visto que é responsabilidade de todos construir memórias do local onde cada um está inserido.

Data de publicação: 03/08/2023

Créditos: Imprensa | Prefeitura de Encantado