Dezoito pessoas participaram dos cursos A Arte de Cozinhar e Auxiliar de Cozinha

Encerrou nesta quarta-feira (31) os cursos Auxiliar de Cozinha e A Arte de Cozinhar. Por adesão da Administração Municipal, através da secretaria de Turismo e Desenvolvimento e do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), a capacitação teve o objetivo de auxiliar aqueles que buscam uma inserção no mercado de trabalho ou que desejam qualificar suas práticas, aperfeiçoando com pratos mais sofisticados.

O prefeito Jonas Calvi destaca “que oferecer cursos de qualificação é pensar no futuro das pessoas e na melhoria dos serviços prestados pelos empreendimentos da nossa cidade”.

“Para esse momento diferenciado que vive Encantado ter mão de obra qualificada é essencial, tanto para receber o turista como para quem mora aqui. O treinamento surgiu da preocupação da Administração que viu a demanda crescer no nosso município e a falta desses profissionais”, frisa o gestor de Desenvolvimento Eder Boaro.

As aulas foram ministradas pelo professor chefe de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Paulo Ricardo, durante 15 dias, em dois turnos e abrangeu um conteúdo prático. “O foco no curso de Auxiliar de Cozinha foi em preparar o profissional para que possa atuar no fogão ou nos cortes, no pré-preparo, organização dos pratos, assim como deixar o ambiente totalmente salubre para a preparação da comida, dando um suporte para o cozinheiro ou que sejam responsáveis pelo preparo do começo ao fim. Com a outra turma, que já atua no setor, trabalhamos com pratos mais elaborados, repassando mais técnicas e, principalmente, a finalização que é como apresentar esse produto ao cliente”, explica. “Peras ao vinho, comida oriental, vaca atolada, tábua de picanha, comida francesa e entrecot grelhado, foram algumas receitas preparadas com os alunos”, acrescenta.

Ao todo, 18 pessoas participaram das capacitações. Entre eles o morador do Porto XV, Claimer Maciel, que recentemente iniciou um negócio com foco na linha gourmet fit. “Estar aqui me proporcionou mais conhecimento e que poderei aplicar nos produtos que eu já preparo e comercializo”, comenta.

Clair Terezinha Pinheiro, do bairro Planalto, atua na gastronomia para eventos. Ingressei porque foi uma oportunidade bacana, gratuita e que possibilita me atualizar, além de aprender novos pratos, tanto salgado como doce”, relata.

“Já trabalho na área e pude aprender mais coisas, principalmente, por conhecer a variação dos temperos, que é o diferencial para dar o sabor aos alimentos e que muitos até então eu nem utilizava, como o alecrim”, revela Claudete Maria da Rosa França, que reside no Centro, e integrou a turma de Auxiliar de Cozinha.

A aluna Andreia Rolim Lunardi buscou a capacitação visando uma oportunidade de emprego e conclui o curso com satisfação. “Cada dia fomos aprimorando e pude ver que os pequenos detalhes, um tempero, uma mistura, deixa o prato mais delicioso e atrativo. Inclusive, poderia ter mais aulas”, considera.

Os certificados serão entregues nos próximos dias.

Data de publicação: 31/05/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado