Treinameno foi conduzido pelaEngenheira Agrônoma Rita de Cássia Antochevis

Na tarde desta sexta-feira (19) extensionistas rurais da Emater da região de Lajeado participaram de uma capacitação sobre Greening do Citros, em Encantado. O evento técnico que ocorreu no auditório Imigrante, do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, foi realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPPI/RS) e Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SADR).

Em sua manifestação, o gerente regional da Emater de Lajeado, Cristiano Carlos Laste, cumprimentou os extensionistas rurais e fiscais estaduais presentes, ressaltando a importância do tema para a cadeia produtiva da Citricultura.

A capacitação foi conduzida pela Engenheira Agrônoma Rita de Cássia Antochevis - Fiscal Estadual Agropecuário e Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Estado.

Ela destacou a importância das estratégias de prevenção do Greening ou HLB e monitoramento do vetor transmissora da doença o psilídeo Diaphorina citri. Uma vez que no Estado do Rio Grande do Sul foi constatado a presença do inseto vetor sem, no entanto, a presença da bactéria causadora do Greening.

De acordo com os dados apresentados, a doença é uma das mais graves e destrutivas que afetam a cultura dos citros, podendo levar a redução de 90% de produtividade nos pomares comerciais. Causada por espécies da fitobactéria Candidatus Liberibacter spp., está presente no Brasil nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Entre os efeitos, a diminuição da produtividade e longevidade dos pomares, acarretando a inviabilização da produtividade e abandono da área de cultivo.

"Como não há tratamento eficaz contra a doença, a prevenção é a única forma de evitar os prejuízos decorrentes do Greening. Nesse sentido, a conscientização de produtores, técnicos e comerciantes é fundamental, pois todos integram a cadeia e podem minimizar os riscos", frisou a Engenheira Agrônoma.

O treinamento também contou com a participação dos Fiscais Estaduais Agropecuários da SEAPPI lotados nos municípios de Estrela, Soledade e Teutônia.

Data de publicação: 20/05/2023

Créditos: Emater de Encantado