Iniciativa é do Município de Encantado, em parceria com a 3ª CRE e Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini (IEEMS)

Durante o 17º Festival Canto da Lagoa e comemorações dos 108 anos de Encantado, na noite de sexta-feira (31), a Administração Municipal lançou o projeto Jovens Condutores Culturais.

Desenvolvido pelo Município de Encantado, em parceria com a 3ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (3ª CRE) e com o Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini (IEEMS), a iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul visa preparar estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Médio para atender turistas, desenvolver o pertencimento e aperfeiçoar habilidades de comunicação.

Segundo o prefeito Jonas Calvi, este é mais um grande passo na área da Educação e que vai gerar oportunidades aos jovens. “Estamos conectando o setor público, privado e o ambiente acadêmico. É muito importante oferecer oportunidades para os nossos jovens e aproximar diferentes áreas, conectando o turismo, a cultura e a educação. Isso é fundamental para atingir os nossos objetivos”, destaca.

“Com o advento do Cristo Protetor, nossa cidade passa por uma verdadeira metamorfose. Batemos o número de 150 mil visitantes no Cristo e isso impacta em todos os setores de nossa cidade. Sem dúvida é um impacto positivo para toda a região, mas um novo momento que nos desafia para criar soluções e alternativas em diversas áreas, inclusive na Educação e Cultura”, enaltece o secretário de Turismo e Desenvolvimento Charles Rossner.

A diretora do IEEMS, Valesca Pasqualetto, explica que após os trâmites legais, será trabalhado efetivamente junto aos professores e alunos, fazendo a apropriação dos professores das áreas de humanas e linguagens e, num segundo momento, se dará início a um trabalho dentro do currículo e a possibilidade de construção junto ao turno inverso. “É uma semente plantada que com certeza teremos belos frutos e uma bela colheita ali na frente”, frisa.

Na prática os estudantes participarão de oficinas de estudo com suporte técnico de um Turismólogo, com saídas a campo, experiências in loco com historiadores e profissionais do turismo e ainda estudo da história do local de forma lúdica. Desta forma, serão preparados para serem os responsáveis pela explanação da história e do contexto do local, aflorando o sentimento de cidadania, além do aperfeiçoamento da dicção, oratória e no trabalho de atendimento ao público. Além disso, cada estudante poderá, em breve, ter o seu ingresso no mercado de trabalho de forma mais consolidada.

Data de publicação: 03/04/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado