Edição selecionou 10 canções. Três eram do Vale.

O 17º Canto da Lagoa, maior festival de música da região, teve início nesta quinta-feira (30) em Encantado, com a realização do 5º Festival Estudantil. Nesta edição, o troféu principal ficou com Emanuelle Corrêa, de Sananduva, que interpretou a música “Rodeio de Estrelas”.

1º lugar | R$ 1.200,00 reais + troféu

Emanuelle Corrêa, de Sananduva, com a música “Rodeio de Estrelas”.

2º lugar | R$ 800,00 reais + troféu

Anita Coruja Rodrigues Dutra, de Porto Alegre, com a música “A coragem de quem canta”.

3º lugar | R$ 500,00 reais + troféu

Yasmin Schwab, de Roca Sales, com a música “Rendeira”.

Melhor intérprete | Prêmio de R$ 500,00 reais + troféu

Emanuelle Corrêa, de Sananduva, com a música “Rodeio de Estrelas”.

Melhor Arranjo | Prêmio de R$ 500,00 reais + troféu

Camile Albaneze Schmmogel, de Encantado, interpretando “Pequeno Paraíso”.

Melhor Instrumentista | Prêmio de R$ 500,00 reais + troféu

Ítalo Rossi, que acompanhou Emanuelle Corrêa, na interpretação da música “Rodeio de Estrelas”.

Os jurados

Fábio Tiecher, intérprete e compositor encantadense, radicado em Porto Alegre. Como intérprete vocal, no âmbito tradicionalista, participou e foi premiado em diversos eventos de nível Estadual, com destaque para o Fegart, o Enart e o Rodeio Internacional da Vacaria. Como cantor e compositor, participou de diversos festivais nativistas.

Stela Maris: cantora desde os 14 anos, Stella é formada em Letras e Belas Artes. Também foi radialista por 16 anos e participou de vários festivais, recebendo o troféu de melhor interpretação em alguns deles. Tem dois discos gravados e gravou composições suas e de artistas gaúchos.

Gustavo Ghisleni, compositor, também é sócio e proprietário da agência de publicidade Konce, atua como produtor de vídeo, produtor musical, técnico de gravação de áudio, vídeo, mixagem, masterização, além de atuar como diretor de produção e produtor executivo. Já assinou a ficha técnica de mais de 20 álbuns independentes, incluindo as últimas cinco edições do acervo do festival de música Canto da Lagoa.

Edição de reencontros

As atividades iniciaram às 19h, quando os portões do Parque João Batista Marchese foram abertos. O acesso ao festival, exclusivamente nesta quinta-feira, aconteceu mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Nos demais dias, o ingresso será comercializado separadamente.

Na abertura oficial, o Prefeito Jonas Calvi destacou a história do evento, que chegou aos 30 anos, e enalteceu o trabalho feito nas edições anteriores que permitiram o sucesso da atual. Jonas destacou, ainda, a receptividade de Encantado. “Estamos esperando a todos de braços abertos neste que será o maior Canto da Lagoa”, completou, em referência ao retorno das atividades presenciais depois da pandemia.

A Secretária de Educação de Encantado, Stéfanie Casagrande, agradeceu o empenho de funcionários, voluntários e profissionais que atuam na produção e execução da programação do Canto da Lagoa. A gestora ainda lembrou ações realizadas pela municipalidade que incentivam a musicalidade.

A partir das 19h30min iniciaram as apresentações das 10 canções selecionadas para o Festival Estudantil. Estudantes de todo Estado buscaram inspiração na história do Canto da Lagoa quando decidiram participar do processo de inscrição, isso porque a regra principal era a apresentação de reinterpretações de músicas que um dia foram classificadas no evento. Das canções selecionadas, três eram do Vale do Taquari e outras sete vieram de regiões diferentes do RS.

Encantado teve duas jovens representantes na etapa Estudantil: Maria Eduarda Slaifer, de 14 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado, que interpretou a canção “Por Toda A Vida”, ao lado de Angelo Da Costa Bianchi; e Camile Albaneze Schmogel, de 17 anos, aluna do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, selecionada com a canção “Pequeno Paraíso”.

Completou o time de representantes da região a jovem Yasmin Schwab, de 17 anos. Moradora de Roca Sales, Yasmin foi classificada com duas músicas: “Silenciosamente” e “Rendeira”.

Enquanto Encantado parabenizava os vencedores do Festival Estudantil, Kako Xavier subiu ao palco. Kako estreou no festival em 1995, seguindo como atração de outras dez edições. Em 2021, quando completou 28 anos de carreira, foi o convidado especial da primeira edição do “Canto da Lagoa Recordações”. Neste ano, ele retornou como jurado e atração principal.

O Canto da Lagoa tem o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o patrocínio da Fontana SA. A realização é Associação Cultural Encantado, com o apoio da Administração Municipal de Enc

Programação completa do festival

Sexta-Feira 31/03 | Festival Regional

16h - 18h: Encontro de Prefeitos, Primeiras-Damas e Soberanas

19h: Espetáculo Musical Encantado 108 anos

19h30: Solenidade - Abertura e Assinatura do Programa Jovens Condutores

20h: Apresentação das 14 músicas da Fase Regional e de 2 músicas da Fase Instrumental

22h30: Anúncio das músicas classificadas

23h: Show Nacional com Frejat

Sábado 01/04 | Fase Nacional

19h: Abertura da Fase Nacional

19h30min: Apresentação das 14 músicas da Fase Nacional e de 2 músicas da Fase Instrumental

22h: Resultado das músicas classificadas para a final

22h30min: Show Nacional com Alceu Valença

Domingo 02/04 | Grande Final

17h: Abertura da Final

17h30: Apresentação das 12 músicas finalistas

19h30: Homenagem – Canto da Lagoa 30 anos

20h30: Anúncio das Campeãs

21h: Show Nacional com Claus e Vanessa.

Data de publicação: 31/03/2023

Créditos: Imprensa/Canto da Lagoa