Apresentações da Fase Estudantil e show com Kako Xavier são destaques do primeiro dia de programação

Maior festival de música da região, o Canto da Lagoa inicia sua 17ª edição nesta quinta-feira, dia 30. As atividades iniciam às 19h, quando os portões do Parque João Batista Marchese serão abertos para a primeira noite da programação que segue até o domingo, dia 02.

O acesso ao Festival, exclusivamente nesta quinta-feira, acontece mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinada as instituições de Encantado.

A partir das 19h30min iniciam as apresentações das 10 canções selecionadas para o Festival Estudantil. Estudantes de todo Estado buscaram inspiração na história do Canto da Lagoa quando decidiram participar do processo de inscrição, isso porque a regra principal era a apresentação de reinterpretações de músicas que um dia foram classificadas no evento. Das canções selecionadas, três são do Vale do Taquari e outras sete vem de regiões diferentes do RS. Conheça cada uma delas:

Marina Duarte, de Sapucaia do Sul, interpreta “Rendeira”; Manuela Da Silva Ramos, de Montenegro, interpreta “Violão Na Garupa”; Já a música “A Coragem De Quem Canta” será apresentada por Anita Coruja Rodrigues Dutra, de Porto Alegre; A canção “Rodeio De Estrelas” volta ao palco na voz de Emanuelle Correa, de Sananduva; A canção “O Meu Lugar” será apresentada na voz de Anita Rodrigues, de Palmeira Das Missões. “Saudade Tropeira”, outro sucesso do festival, será interpretado pela jovem Sophia De Campos Espindola, vinda de Canoas;

Encantado terá duas jovens representantes na etapa Estudantil: Maria Eduarda Slaifer, de 14 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado, que interpretará a canção “Por Toda A Vida”, ao lado de Angelo Da Costa Bianchi; e Camile Albaneze Schmogel, de 17 anos, aluna do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, selecionada com a canção “Pequeno Paraíso”.

Completa o time de representantes da região a jovem Yasmin Schwab, de 17 anos. Moradora de Roca Sales, Yasmin foi classificada com duas músicas: “Silenciosamente” e “Rendeira”.

As músicas vencedoras, além da premiação em dinheiro, recebem troféu. Para o primeiro lugar, o valor é de R$ 1.200,00 reais; para o segundo, o valor é de R$ 800,00. A terceira colocação, assim como a premiação para “melhor intérprete”, “melhor arranjo” e “melhor instrumentista”, recebem, cada um, R$ 500 reais cada.

Kako Xavier, de participante a atração

Enquanto Encantado parabeniza os vencedores do Festival Estudantil, Kako Xavier sobe ao palco do Canto da Lagoa. Kako estreou no festival em 1995, seguindo como atração de outras dez edições. Em 2021, quando completou 28 anos de carreira, foi o convidado especial da primeira edição do “Canto da Lagoa Recordações”. Neste ano, ele retorna como jurado e atração principal.

O Canto da Lagoa tem o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o patrocínio da Fontana SA. A realização é Associação Cultural Encantado, com o apoio da Administração Municipal de Encantado.

Programação completa do festival

Quinta-Feira 30/03 | Festival Estudantil

19h: Abertura Festival Estudantil

19h30: Apresentação das 10 canções do Festival Estudantil

21h: Premiação do Festival Estudantil

22h: Show com Kako Xavier

Sexta-Feira 31/03 | Festival Regional

16h - 18h: Encontro de Prefeitos, Primeiras-Damas e Soberanas

19h: Espetáculo Musical Encantado 108 anos

19h30: Solenidade - Abertura e Assinatura do Programa Jovens Condutores

20h: Apresentação das 14 músicas da Fase Regional e de 2 músicas da Fase Instrumental

22h30: Anúncio das músicas classificadas

23h: Show Nacional com Frejat

Sábado 01/04 | Fase Nacional

19h: Abertura da Fase Nacional

19h30min: Apresentação das 14 músicas da Fase Nacional e de 2 músicas da Fase Instrumental

22h: Resultado das músicas classificadas para a final

22h30min: Show Nacional com Alceu Valença

Domingo 02/04 | Grande Final

17h: Abertura da Final

17h30: Apresentação das 12 músicas finalistas

19h30: Homenagem – Canto da Lagoa 30 anos

20h30: Anúncio das Campeãs

21h: Show Nacional com Claus e Vanessa.

Data de publicação: 30/03/2023

Créditos: Imprensa/Canto da Lagoa