Um novo encontro está agendado para o dia 24 de abril

Uma Assembleia Geral Extraordinária reuniu prefeitos da Associação de Municípios do Alto Taquari (AMAT) e Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amat) com a Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta quarta-feira (22), no auditório Brasil, do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti.

Dezenas de prefeitos e secretários de Saúde dos municípios, a 16º Coordenadoria Regional de Saúde e representantes da Rede Divina Providência debateram com a secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann a possibilidade de tornar o Vale do Taquari referência em média e alta complexidade em traumato-ortopedia.

O prefeito de Encantado Jonas Calvi, anfitrião do evento, foi enfático ao dizer que existe uma grande preocupação de todos os municípios e há uma necessidade de avançar nesta especialidade. “Hoje, Encantado e Região têm como referência Canoas e enfrentamos inúmeras dificuldades para que possam ser realizadas os atendimentos dos nossos pacientes. Trazer este serviço para o Hospital de Estrela, com aporte financeiro dos municípios, Estado e da União, dará maior agilidade nas nossas demandas e de uma forma mais eficiente para a nossa comunidade. Vejam que estamos nos empenhando e buscando soluções”, destacou o prefeito Jonas.

A secretária Arita disse estar otimista com a possibilidade de a Região ter um serviço mais próximo. “Com a presença maciça dos prefeitos tivemos uma discussão muito produtiva. Saímos daqui otimistas, com questionamentos e sugestões, e um ambiente favorável para que o Hospital de Estrela possa contar com um serviço mais próximo da população. Evidentemente ainda depende de alguns ajustes, como informar aos gestores quais são na prática os procedimentos atendidos e, principalmente, conhecermos a nossa demanda reprimida - tanto de média quanto de alta -, já existem os cadastrados no GERCON, mas é importante aferir essas listas”, explica.

Conforme a secretária, na próxima semana haverá uma reunião entre a 16ª CRS e secretários municipais de Saúde para realização de estudos técnicos, para que no 24 de abril ocorra um novo encontro com os prefeitos para quem sabe validar e celebrar essa conquista importante para o Vale do Taquari.

Data de publicação: 23/03/2023

Créditos: Imprensa|Prefeitura de Encantado