Tema desta edição foi “Educação é olhar para o futuro. Inovação é antecipar"

O prefeito Jonas Calvi esteve presente na Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nos dias 14 e 15 de março, em Xangri-Lá. Ele foi acompanhado pelo Procurador-Geral do município Dr. Rodrigo Cabral Almeida.

Com o tema “Educação é olhar para o futuro. Inovação é antecipar", o evento oportunizou dialogar e buscar conhecimento sobre importantes pautas, como estiagem; parceria Estado e municípios, com assinatura de um decreto da sistemática de acompanhamento dos convênios; desburocratização e digitalização; RS Digital, ferramenta que oferece serviços públicos de forma online; Pacto Federativo; desafios e responsabilidades do novo Marco Legal do Saneamento e outro sobre a Nota Fiscal de Serviço Eletrônico Nacional (NFs-e); programa Primeira Infância Melhor; a socioeconômica da Agricultura Familiar nos municípios; saúde, com assinatura do Termo de Cooperação do Oportuniza Assistência Farmacêutica que através de plataforma digital dá acesso a lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis; inovação na gestão pública, com assinatura do Termo de Cooperação com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e tecnologias e soluções do metaverso na gestão municipal.

O prefeito Jonas destaca que o que mais chamou sua atenção no evento foram os programas de modernização e gestão que Encantado já vem implantando. “Para muitos colegas prefeitos pareciam sistemas complexos, nós pegamos o celular e mostramos que Encantado já vem utilizando destas ferramentas, que é possível acompanhar todas as informações na palma da mão”, destacou.

“Na área da educação foi apresentado o programa que acompanha as atividades nas escolas. Para a maioria dos municípios isso é novidade, enquanto nós aqui em Encantado já adotamos este sistema e temos apresentado nas reuniões de pais. O que fazemos aqui é uma forma de aproximar a escola das famílias, facilitando a comunicação e tudo que é realizado, desde a chamada, conteúdos desenvolvidos e recados, por exemplo”, cita.

O prefeito frisa ainda que Encantado está na frente, avançando diariamente. “Sabemos que na Administração Pública existe muita burocracia e nosso papel é oferecer soluções ágeis aos munícipes através da tecnologia”.

A Assembleia de Verão da Famurs reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais, vereadores e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Rio Grande do Sul e também contou com a presença do governador Eduardo Leite.

Data de publicação: 16/03/2023

Créditos: Imprensa|Prefeitura de Encantado