O município de Encantado foi responsável por 73 destas vagas, ficando à frente de cidades vizinhas como Lajeado e Estrela, por exemplo. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (9).

Levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostra que Vale do Taquari fechou o primeiro mês de 2023 com um saldo positivo de 346 novos postos de trabalho criados.

Na região, o município com maior saldo positivo foi Teutônia, que teve 140 empregos criados no mês. Na sequência aparecem Arroio do Meio, com 96, e Encantado, com 73.

Crescimento de 247%

No mesmo mês do ano passado, Encantado teve um saldo de 21, ou seja, os números deste ano são 247% superiores. Mais impactante ainda, se comparado ao mês de dezembro de 2022, quando o município contou com um saldo negativo de -149, passando para o saldo positivo de +73 novos trabalhadores empregados em janeiro de 2023.

Setores

Com um saldo de 43, o setor do comércio liderou a geração de empregos no mês de janeiro. Na sequência aparece serviços, com 30 (cinco relativos aos empreendimentos turísticos), e indústria, com 8 novos postos de trabalho.

Para o tesoureiro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado, Diogo Spessato, são dados importantes, principalmente porque o comércio liderou essa alta, justamente uns dos setores mais prejudicados e fragilizados na pandemia. “Isso é reflexo de que a economia do município está em alta, mostra a força de nossas empresas. Algo a ser muito comemorado”, frisa.

“Oportunidades não faltam”

Atualmente há mais de 100 vagas de emprego disponíveis no município de Encantado. Confira em: encantado.curriculointerativo.com.br/vagas.

O Coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Franklin Lisboa, comemora os resultados positivos e explica que diariamente há procura por vagas, com grande oferta de emprego. “Oportunidades não faltam, mas notamos que a mão de obra está escassa, principalmente, para vagas que tem demanda aos finais de semana, como é o caso do comércio. Mas emprego tem”, relata.

As vagas de trabalho podem ser acessadas aqui.

Data de publicação: 13/03/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado