A curiosidade fez com que a professora Juliana Canton convidasse a coordenadora da Rede Calábria, Laís Gomes, para falar sobre esses elementos da Física e explicar o porquê isso acontece.

Um vídeo do aplicativo TikTok despertou a curiosidade dos estudantes da turma do 5º ano da EMEF Érico Veríssimo. As imagens mostram uma experiência onde o papel não deixa a régua cair quando é jogada uma garrafa de água em cima. Essa curiosidade fez com que a professora Juliana Canton convidasse a Coordenadora da Rede Calábria, Laís Gomes, para falar sobre esses elementos da Física e explicar o porquê isso acontece.

O objetivo da aula foi compreender porque colocando um papel em cima da régua, faz com que a régua não caia quando é jogado um peso sobre ela. A mesma experiência foi realizada dobrando o papel, e assim a régua cai no chão.

A partir disso, a turma fez as experiências e Laís explicou que o fenômeno acontece pois, quanto maior a área, menor a pressão que ocorre naquela região.

Além da experiência da régua, eles pegaram um lápis ou caneta e seguraram com apenas dois dedos. A conclusão é que o lado da ponta doí mais no dedo, pois a pressão é maior na ponta da caneta por ter uma área menor. E isso influencia muito no fenômeno que os alunos viram no TikTok.

Para instigar os alunos, no final da aula foi realizada uma experiência com um copo de água e uma folha de papel. O copo foi virado de cabeça pra baixo. Surpreendentemente, a água não vazou no papel e a folha continuou presa.

O questionamento que ficou para a turma foi: Como isso acontece?

Na próxima quinta-feira, dia 16, os alunos vão realizar mais experiências para compreenderem sobre esse experimento e também sobre pressão atmosférica, outro fenômeno que influencia na experiência do vídeo que despertou a curiosidade da turma.

Data de publicação: 13/03/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado