Nos últimos dias, a equipe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Encantado atendeu a dois casos de presença de coloração estranha no Arroio Jacaré e no Rio Taquari.

O caso envolvendo o Arroio Jacaré foi encaminhado à Patrulha Ambiental (Patram). Ao mesmo tempo, uma análise do setor de Meio Ambiente da Prefeitura, ainda no dia 30 de dezembro de 2022, constatou que a origem ultrapassava os limites do município de Encantado e que já havia esta coloração na água há quatro dias. A análise também apurou que o material não é característico de dejetos suínos, e sim de possível obra/terraplanagem com movimentação de terra e pedra.

No Rio Taquari, a água apareceu com a cor esverdeada na manhã de quinta-feira, dia 5, na Praia do Picão. A equipe do Meio Ambiente esteve no local, acompanhado do Corpo de Bombeiros, para investigar as causas da origem da sujeira. O laboratório Univates também foi contatado para fazer a análise do material.

Data de publicação: 05/01/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado