O gestor participou de uma série de reuniões em ministérios e departamentos do governo federal. Também visitou gabinetes de deputados e senadores.

O prefeito Jonas Calvi retorna de Brasília na madrugada desta sexta-feira, dia 10.

O secretário de Turismo, Charles Rossner, acompanhou.

Principais demandas:

- No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prefeito Jonas buscou informações sobre a nova creche do Bairro Navegantes. “Cobramos do FNDE para que faça o depósito do valor a fim de iniciarmos as obras. O município está aportando uma quantia a mais, com recursos próprios, para que o valor seja atualizado. Já foi autorizado o projeto. Fizemos duas licitações, mas nenhuma empresa se habilitou”, comentou. Outra demanda apresentada busca a ampliação da EMEI Lago Azul.

- No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Jonas apresentou o projeto do Centro de Inovação e Tecnologia de Encantado, que já foi cadastrado na Financiadora de Estudos e Projetos (Finepe). Também buscou informações sobre projetos na área de startups e sobre o cadastramento de projetos para a Semana Nacional de Tecnologia e Inovação.

- No Ministério da Saúde, o gestor tratou dos recursos do Programa Previne Brasil, em que Encantado cresceu 157%, alcançando o 74º lugar no ranking dos municípios gaúchos, e também sobre o pagamento das emendas para o Incremento Temporário do Piso de Atenção Primária (PAP) e do Incremento Temporário Média e Alta Complexidade (MAC).

- No Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Jonas conversou sobre emendas já garantidas, mas que ainda não tiveram os valores depositados na conta do município. “O valor tem que ser depositado até 2 de julho, caso contrário só depois das eleições”, alertou. Esses recursos serão utilizados para obras como o asfaltamento da rua de acesso ao Bairro Palmas e da Rua Relvado, no Bairro Planalto. “Conversamos com os deputados para que forcem o Ministério a fazer os depósitos. As obras já estão licitadas, inclusive”, acrescentou.

- No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ele verificou a situação dos recursos para as três unidades de distribuidores de dejetos suínos que serão adquiridas pelo município.

- O prefeito Jonas e o secretário Charles também acompanharam a Expotchê, principal feira da cultura gaúcha no Distrito Federal. Encantado é destaque com a divulgação do Cristo Protetor, no estande da Secretaria Estadual de Turismo. O evento contou com a participação do secretário Raphael Ayub.

Data de publicação: 09/06/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado