A Prefeitura de Encantado divulgou a situação que o município se encontra após a maior enchente já registrada na história do município.

O nível do Rio Taquari em Encantado atingiu cerca de 24 metros. A situação se agravou pelo grande número de deslizamentos em morros e encostas. A catástrofe resultou em uma vítima e quatro desaparecidos.

Atualmente, 772 pessoas estão alocadas em diversos abrigos espalhados pela cidade, incluindo escolas, ginásios e salões paroquiais, sendo eles: Empresa Baldo, Círculo Operário, EMEI Navegantes, EMEI Porto XV, Escola Jardim do Trabalhador, Ginásio do Bairro Lajeadinho, Ginásio do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ginásio do Bairro Nova Morada, Ginásio da Linha Palmas, Salão Paroquial, Parque João Batista Marchese, Pavilhão Jardim do Trabalhador, Ginásio do Bairro Porto XV, Salão da Comunidade Santo Agostinho, Barra do Guaporé, Pavilhão da Linha Pinheirinho e Salão da Comunidade São José.

Uma lista completa de abrigos e indivíduos desalojados está disponível online através do link: https://drive.google.com/file/d/1aegWhIhbSwqK6RsJiWxUCHjEmKPb3_rm/view?usp=drivesdk.

No momento, Encantado enfrenta desafios significativos para a recuperação. A prefeitura está concentrando esforços para garantir o fornecimento de recursos básicos e coordena a logística de ajuda. As necessidades imediatas incluem água potável, produtos de limpeza, além de equipamentos como botas, luvas e pás.

Em relação às doações, o município esclarece que roupas não estão sendo aceitas no momento, e solicita que as contribuições sejam priorizadas para a Central de Distribuição de Lajeado ou Pavilhão do Porto Quinze Encantado, em caso de dúvida entrem em contato pelo telefone (51) 3751-0109. Para aqueles que desejam ajudar como voluntários, é recomendado que tragam seus próprios equipamentos de proteção individual (EPIs) e reportem-se ao Centro Administrativo Municipal para direcionamento.

Além do mais, a prefeitura também está mobilizando esforços para alcançar as localidades ainda isoladas, como Linha Cedro, Linha Nova, Linha Azevedo, Vale do Jacaré e Linha São Roque, com a ajuda de jeepeiros e trilheiros, efetuando a entrega de alimentos e água. O trabalho seguirá até que seja possível o resgate das famílias.

Os serviços de saúde estão sendo reestabelecidos. Os postos de Saúde dos bairros Navegantes, Planalto, São José, Jacarezinho (Unidade Móvel), Posto de Vacinas, Farmácia Municipal e Secretaria de Saúde estão em funcionamento normal, das 7h30 às 11h30 - 13h às 17h.

Data de publicação: 06/05/2024