Administração municipal de Encantado através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente realizou na noite de quinta-feira dia 25 de abril no Auditório Brasil,

evento para entrega de certificados para as 22 Agentes de Saúde que concluíram o curso PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE.
​Para apoiar os Estados e Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, cumprindo o compromisso do Governo Federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único d Saúde, bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de Recursos Humanos na área da saúde, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde, instituiu o Programa Saúde com Agente- Programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela Portaria MS Nº 3.241 de 07 de dezembro de 2020.
​O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias.
​PARCEIROS​- Ministério da Saúde – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretarias Municipais de Saúde.
Além da oferta de dois cursos técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o País.
​O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.
O que um agente de saúde tem que saber?
Anatomia e fisiologia básica: Conhecimento básico do funcionamento do corpo humano. Saúde pública: Compreender os sistemas de saúde, políticas públicas de saúde e o papel dos órgãos de saúde. Comunicação: Desenvolver habilidades de comunicação eficazes para interagir com a comunidade.
Qual é o papel de um agente comunitário de saúde?
O papel do ACS é visitar regularmente residências, dentro de sua área de atuação, fazer registros da população em relação aos documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde, além de anotar possíveis problemas que possam ser identificados na residência. Estas foram as Agentes que receberam os certificados.
- ANDREIA BOAVENTURA DE BORBA – Atua no Posto Central desde 2011.
- CLARICE LORENZON PEDERSINI – Atua no Posto de Jacarezinho desde 2013.
- DENISE CRISTINA NIKOLAI FARIAS – Atua no Posto Central desde 2012.
- ELISANDRA SARTORI ROSA – Atua no Posto São José desde 2007.
- Glaucia Gonzatti – Atua no Posto Planalto desde 2012.
- IVETE LIANE THOMAS BRATTI – Atua no Posto Central desde 2011.
- JAQUELINE MESQUITA – Atua no Posto Central desde 2011.
- JULCE MARTINAZZI – Atua no Posto Central desde 2011.
- LIGIA QUEIROZ DE OLIVEIRA – Atua no Posto Planalto desde 2012.
- MARISA CEOLAN - Atua no Posto Planalto desde 2014.
- MARISETE GONZATTI AREZI – Atua no Posto Planalto desde 2012.
- MARISTELA GUERINI – Atua no Posto Central desde 1997.
- MARISTELA LISOT PEDERSINI – Atua no Posto Central desde 2011.
- MIRIAN BRESSIANI GOTTARDI – Atua no Posto Central desde 2007.
- PATRÍCIA DELALIBERA TURATTI – Atua no Posto de Jacarezinho desde 2011.
- REJANE DAHN – Atua no Posto Central desde 2000.
- ROSANE LUDKE SOUZA – Atua no Posto Central desde 2011.
- SABRINA ORBACH CASARIL – Atua no Posto São José desde 2011.
- SILVIA RADAELLI – Atua no Posto São José desde 2011.
- SIMONE NARIA CAPPELARI SANGALLI – Atua no Posto Jacarezinho desde 2007.
- TONIANA VIVAN – Atua no Posto São José desde 2011.
- VIVIANE FRAPORTI – Atua no Posto São José desde 2011.

Data de publicação: 26/04/2024