Pesquisa realizada em março aponta que 73% dos usuários estão satisfeitos com a qualidade e acessibilidade dos cuidados prestados

Uma pesquisa de satisfação realizada pela Prefeitura de Encantado durante o mês de março, com foco nos serviços de saúde municipais, revelou que 73% dos usuários estão satisfeitos com a qualidade e acessibilidade dos cuidados prestados. O estudo, que entrevistou 322 pessoas entre usuários e profissionais da saúde, mensurou a satisfação com diversos aspectos dos serviços, incluindo infraestrutura, equipamentos, atendimento, confiabilidade e empatia.

A pesquisa identificou como pontos fortes dos serviços de saúde de Encantado a infraestrutura e os equipamentos das unidades, a confiabilidade dos serviços, a disposição em ajudar e a atenção personalizada aos pacientes.

Mais de 20 mil atendimentos no PA+

Um dos fatores que corroboram para o resultado favorável, conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, é o convênio com o PA+, que deu passo importante para qualificar e agilizar os atendimentos à população. No último ano, a clínica efetuou 22.458 atendimentos médicos, número que supera a quantidade de habitantes. Segundo o Censo de 2020, Encantado tem 22.280 habitantes.

Prevenção

São elencados ainda como determinantes programas que atuam na prevenção, como por exemplo Rede Bem Cuidar de atenção ao idoso, Programa Saúde na Escola (PSE), Viver Bem e Viver Bem é de Casa. Ainda, destacam-se reformas em alguns postos de saúde, contratação de médicos e agentes de endemias, a destinação de recursos para reformas e reestruturação do Centro Cirúrgico do Hospital Beneficente Santa Terezinha e o fato de o município ter se tornado referência para cirurgias eletivas em Traumato Ortopedia de baixa e média complexidade.

Investimento dobrado

O prefeito, Jonas Calvi, observa que são muitas as ações para aperfeiçoar os serviços de saúde. Ele salienta que a saúde é o setor que mais recebe investimentos da Administração Municipal e lembra que o Município é obrigado por lei a investir 15% do orçamento em saúde, no entanto, no ano que passou, foi investido fatia que corresponde a aproximadamente 26,86%, aproximando-se do dobro do estipulado.

Segundo a Secretaria de Gestão Financeira, tendo como base um período de 10 anos, o investimento em 2023 bateu recorde. Em 2014, por exemplo, foi direcionado para o setor de saúde, R$ 6.568.452,63. Já em 2023, acompanhando o desenvolvimento de Encantado, o valor foi de R$ 22.159.957,00.

Compromisso

Jonas olha para os dados revelados com satisfação e os considera “extremamente positivos”. Para o Chefe do Executivo, os números demonstram o compromisso da Administração Municipal com a qualidade dos serviços de saúde prestados. “Estamos constantemente buscando aprimorar a infraestrutura, investir em equipamentos modernos e qualificar nossos profissionais para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, afirma.

A secretária de Saúde e Meio Ambiente, Karoline Crippa, também comemora os resultados da pesquisa, destacando o trabalho da equipe de saúde. “A alta taxa de satisfação dos usuários é um reflexo do trabalho de todos os nossos profissionais, que se dedicam diariamente a oferecer um atendimento de qualidade à população”, ressaltou.

Novos investimentos

A enquete é também norteadora para melhorias que visam o aperfeiçoamento contínuo dos serviços. Seguindo a política de investimentos, a comunidade de Encantado terá à disposição um novo Posto de Saúde, onde serão aplicados mais de R$ 2 milhões, por meio do programa PAC Seleções. O local da unidade ainda será definido.

Além disso, foi confirmado recentemente a implantação de um Centro de Atendimento em Saúde (CAS) voltado às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A Administração Municipal está comprometida em buscar soluções para garantir que os serviços de saúde continuem a evoluir e atender às necessidades de todos os cidadãos. ”, afirma o prefeito.

Importância da vacinação

O estudo também revelou que a grande maioria dos entrevistados reconhece a importância da vacinação para a saúde pública, demonstrando a consciência da população encantadense sobre a importância de se proteger contra doenças.

Data de publicação: 04/04/2024