Neste 02 de abril, Dia Mundial do Autismo, a Administração Municipal de Encantado, através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, confirmou um grande avanço na assistência à saúde mental e ao bem-estar da comunidade:

a implantação de um Centro de Atendimento em Saúde (CAS) voltado às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O novo espaço, localizado na Unidade de Saúde do Bairro São José, terá capacidade de realizar mais de mil atendimentos mensais, beneficiando não só os moradores de Encantado, mas também a Região Alta do Vale do Taquari. A Secretária de Saúde e Meio Ambiente, Karoline Crippa, destacou a importância da formação especializada para o atendimento a essa população. "Já possuímos uma parceria valiosa com a APAE para treinamento no atendimento de pessoas com TEA. Com a abertura do CAS, vamos além, fortalecendo o acompanhamento e a assistência, assegurando que cada indivíduo receba o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento e bem-estar."

Para o prefeito Jonas é mais passo significativo na área da saúde, reflexo do comprometimento da Administração Municipal e Equipes de Saúde. “Com o investimento, ampliamos nossa capacidade de atendimento. A conquista reforça nosso compromisso com a saúde e a inclusão social, marcando um avanço significativo na qualidade de vida das pessoas com TEA e de suas famílias”, destaca.

O CAS de Encantado será composto por uma equipe multidisciplinar de seis profissionais, podendo ser médicos, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e educadores físicos, garantindo uma abordagem abrangente e personalizada para cada usuário. O centro funcionará todos os dias da semana, em horário comercial.

Data de publicação: 03/04/2024