Município concorrerá agora nacionalmente

A Administração Municipal de Encantado foi agraciada com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedor 2024 na categoria Turismo e Identidade Territorial. A premiação, realizada nesta quarta-feira (27), na sede do Gremio Náutico União, em Porto Alegre, reconhece as ações inovadoras e eficazes implementadas pelo município para impulsionar o desenvolvimento local por meio do turismo e da valorização da cultura e história de Encantado.

O projeto premiado, inscrito pelas pastas de Turismo e Desenvolvimento e Educação e Cultura, tem como título "A transformação do turismo de Encantado através do Cristo Protetor". No projeto é evidenciado o quanto Encantado cresceu no segmento do turismo, através da criação de novos empreendimentos na área gastronômica, hoteleira, empresas de pequeno porte e trabalhadores informais.

É dado destaque também para a iniciativa de mobilizar a comunidade de Encantado, em prol da construção de uma estátua que possa representar a fé do encantadense e que gere desenvolvimento local, despertando na cidade e região um novo segmento econômico a ser explorado, o turismo.

Fonte significativa de receitas, a indústria do turismo gera uma variedade de empregos em setores como hospedagem, restaurantes, transporte, guias turísticos, eventos e atividades culturais. Isso ajuda a reduzir a taxa de desemprego e a melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.

O Sebrae destaca que a Administração Municipal de Encantado tem se destacado pelo seu compromisso com o desenvolvimento local sustentável, utilizando o turismo como ferramenta de inclusão social e geração de renda. A premiação é um reconhecimento do trabalho considerado exemplar realizado pelo município.

Prefeito comemora o prêmio

O Prefeito de Encantado, Jonas Calvi, comemorou o prêmio e destacou a importância da parceria com o Sebrae. "Este reconhecimento é fruto do trabalho de toda a equipe da Administração Municipal, em conjunto com o Sebrae. É um incentivo para continuarmos buscando soluções inovadoras para o desenvolvimento do nosso município", afirmou.

Ele destacou que o Cristo Protetor é a união de uma cidade e região pela fé e a crença num futuro melhor, que o prêmio deve ser motivo de orgulho, sendo compartilhado com todos os moradores, em especial ao seu idealizador, o eterno prefeito Adroaldo Conzatti, "que deve estar orgulhoso de tudo isso lá em cima".

Data de publicação: 28/03/2024