Ambiente de negócios favorável e a diversificação da matriz econômica motivam número positivo

O município de Encantado consolida-se como um dos principais polos de geração de emprego no Vale do Taquari, impulsionado pela diversificação de sua matriz econômica e pelo ambiente favorável ao empreendedorismo.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Encantado gerou 127 novas vagas de carteira assinada em janeiro de 2024, figurando como o segundo município que mais criou empregos no período, atrás apenas de Lajeado.

O cenário promissor reflete o sucesso das políticas públicas implementadas pela administração municipal, que priorizam o desenvolvimento econômico sustentável e a desburocratização para abertura de empresas. Desde 2021, 808 novos negócios foram formalizados em Encantado, impulsionando a diversificação da economia local.

Construção Civil lidera o crescimento

A construção civil teve o melhor desempenho em 2023, com variação de saldo de 14,75%. Saldo positivo de 41 vagas. Em seguida aparece o setor de serviços com variação de saldo de 1,92% e saldo positivo de 40 vagas. A indústria teve variação de saldo de 0,98% e saldo positivo de 36 vagas. O comércio teve o menor crescimento com variação de saldo de 0,61% e saldo positivo de 10 vagas. A agropecuária teve saldo estável com 5 admissões e 5 desligamentos.

O prefeito Jonas Calvi celebra os resultados e destaca o impacto positivo na qualidade de vida dos cidadãos. "A geração de emprego é fundamental para o desenvolvimento de Encantado, pois garante renda e impulsiona a economia local. Isso nos permite investir em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos", afirma Jonas.

Para o prefeito, o ambiente de negócios favorável, a diversificação da matriz econômica e a visão estratégica da administração municipal consolidam Encantado como um polo de desenvolvimento regional, atraindo investimentos e gerando oportunidades para toda a comunidade.

Data de publicação: 21/03/2024