A Prefeitura de Encantado apresentou ao Governo Federal um projeto para melhoria da drenagem urbana nos bairros Centro e Porto Quinze. O Prefeito Jonas, acompanhado por profissionais de engenharia e planejamento do município, participou de uma reunião com membros da Coordenação-Geral de Saneamento Integrado, Resíduos e Drenagem (CGRSI) da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, com o objetivo de protocolar a proposta no Novo PAC- Cidades Sustentáveis e Resilientes-OGU.

Durante a apresentação do projeto, o prefeito destacou que Encantado passou pela maior inundação de sua história nos dias 04 e 05 de setembro de 2023. Mais de 4 mil residências foram prejudicadas, resultando no desalojamento de várias pessoas. Muitas famílias perderam todos os seus pertences devido ao grande volume de chuvas, deslizamentos e à rapidez do evento climático. Além disso, a infraestrutura pública, as indústrias e os comércios foram profundamente afetados.

No Bairro Porto XV, especificamente na rua Aurélio Moesch, ocorreu um deslizamento de terra e o bueiro existente não suportou o volume de água, interrompendo o acesso à rua e deixando mais de 240 famílias ilhadas.

Diante dessa situação, a Prefeitura apresentou uma proposta ao PAC Seleções para a realização de obras de drenagem na rua Aurelio Moesch e nos fundos da rua Bahia com a rua Erich Franz Anner. O objetivo é aprimorar o sistema de drenagem da área urbana, que sofre com alagamentos recorrentes.

Data de publicação: 01/03/2024