Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ), mostra elevação considerável

A Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ) divulgou os dados do Valor Adicionado Fiscal (VAF) empresarial ano base 2023, revelando um crescimento significativo das empresas do município, mesmo diante das enchentes catastróficas ocorridas em setembro e novembro do mesmo ano. Nos últimos dez anos, os índices tiveram elevação expressiva, significando um aumento de 269%. Em 2013, o Valor Adicionado era de R$ 322.479.864,49. Já em 2023, esse número saltou para R$ 869.756.289,97, representando um aumento de R$ 547.276.425,48. São classificadas no segmento empresarial para fins de retorno de ICMS indústrias, comércios e prestadores de serviços.

A expressiva alta reflete a força do desenvolvimento econômico de Encantado. De acordo com Marcelo Casaril, Gestor de Desenvolvimento, o surgimento e o crescimento das empresas têm sido um dos fatores fundamentais para a elevação do índice. Além disso, a Lei de Incentivo às Empresas do Município, que oferece benefícios aos interessados em investir ou ampliar a produção, é apontada como outro elemento impulsionador. "O índice é baseado em empresas de pequeno, médio e grande porte, e o resultado é reflexo de políticas de incentivo cada vez mais consistentes e favoráveis aos investidores", afirma Casaril.

Superação dos empreendedores

O prefeito, Jonas Calvi, enxerga o resultado como comprovação de que Encantado é um município atrativo para investimentos industriais e comerciais, conta com um ambiente favorável aos negócios, políticas de incentivo e empreendedores resilientes. "Devemos ressaltar também a capacidade de superação dos nossos empreendedores após as catástrofes naturais. Isso significa que apesar de todos os obstáculos que enfrentamos, O resultado é uma combinação de fatores que demonstra a força da nossa indústria, comércio e prestadores de serviço, evidenciando a fase de desenvolvimento que estamos vivenciando", ressalta.

“Encantado encontrou um rumo de desenvolvimento”

O prefeito ressalta que a cidade tem se destacado em várias áreas, tornando-se um ponto de referência no Vale do Taquari. Além disso, o setor turístico está em alta, impulsionando a economia local e oferecendo segurança aos investidores. “Encantado encontrou um rumo de desenvolvimento. A infraestrutura favorável aos negócios e o ambiente acolhedor também desempenham um papel importante na atração de investimentos. Além disso, a presença de boas escolas e atendimento de saúde 24 horas são recursos valorizados pelos empreendedores e trabalhadores da região”, pontua.

O que é o Valor Adicionado?

O Valor Adicionado das empresas é uma medida econômica que representa a diferença entre o valor dos produtos finais produzidos por uma empresa e o valor dos insumos utilizados na produção desses produtos. Essa medida é usada para determinar a contribuição econômica de uma empresa para a geração de riqueza em uma economia.

O Valor Adicionado é importante porque reflete a capacidade de uma empresa de gerar riqueza e, portanto, contribuir para o crescimento econômico de um município, região ou país.

Data de publicação: 22/02/2024