Iniciativa abrange cerca de 400 pessoas

O Projeto Viver Bem das Secretarias da Assistência Social e Saúde de Encantado desenvolve há quatro anos atividades de dança e ginástica para Terceira Idade, com mais de 400 pessoas envolvidas em 19 grupos.

O projeto que teve sua reformulação em 2020, tem a frente o Profissional em Educação Física e Gerontólogo, Cristiano Silva, que também atua em outros sete municípios do Vale do Taquari com mais de 2,5 mil idosos. Em Encantado, o projeto tem transformado a vida de muitas pessoas acima dos 60 anos, contando com apoio direto das Agentes Comunitárias da Saúde, responsáveis por organizar os dezenove grupos que contemplam 23 bairros de Encantado.

As aulas acontecem semanalmente e quinzenalmente na cidade e no interior, com a participação de homens e mulheres que por sua vez tem cada dia mais se dedicado a cuidar de sua saúde através do exercício orientado. A Secretária da Saúde de Encantado, Karoline Crippa, descreve alguns dos benefícios já registrados e comprovados pelo projeto: " Temos no Viver Bem um mecanismo excepcional no trabalho de prevenção de doenças, o projeto além de reduzir a procura pelos serviços de saúde, vem também sendo uma alternativa de socializar os idosos, através dos encontros com muita dança e exercícios, mas principalmente com muita alegria" afirma.

Para o Secretário da Assistência Social, Fabiano Mueller Lemos, o Viver Bem tem uma proposta de Fortalecer Vínculos e a Convivência em todas classes sociais do município. “Assim beneficiamos as comunidades com o compromisso de quando assumimos a pasta que era de incluir e melhorar a qualidade de vida das pessoas" observa.

O Projeto Viver Bem, atua em três principais frentes:

Viver Bem 60+: que desenvolve encontros quinzenais nas comunidades com pessoas idosas;

Viver Bem Ritmos: que trabalha com aulas de dança com pessoas dos 40 aos 60 anos;

Viver Bem É de Casa: Que trabalha com visitas domiciliares a pessoas com dificuldades de locomoção e acamados.

 

Destaque nacional e internacional

Ao longo dos anos o projeto ganhou destaque em diversos congressos na área da Educação Física, sendo apresentado pelo professor, Cristiano Silva, diversos artigos científicos, inclusive internacionalmente. Nestes artigos apresentados pelo profissional destaca-se resultados de pesquisas e estudos feitos com os participantes dos projetos e os resultados obtidos através da intervenção do trabalho desenvolvido por toda equipe. "As publicações e estudos mostram os resultados do nosso compromisso e profissionalismo diante desse projeto que tanto temos carinho e amor. Por onde viajo, mostrando nosso município vem profissionais de vários estados brasileiros coletar informações de como desenvolvemos, ou seja, já nos tornamos referência neste segmento de trabalho" destaca.

Interessados (as) em participar do projeto, devem procurar uma agente comunitária de saúde e solicitar informações de quando e onde acontecem às aulas.

Data de publicação: 15/02/2024

Compartilhe!