Espaço terá capacidade de mil atendimentos mensais

Encantado contará com um Centro de Atendimento em Saúde (CAS), voltado às necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço funcionará como referência para toda a região alta, com capacidade para fazer mais de mil atendimentos mensais. A notícia foi recebida pelas secretárias de Saúde e Meio Ambiente e Geral de Governo de Encantado, Karoline Crippa e Clarissa da Rosa Pretto Scatola, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na tarde de ontem (05).

Elas participaram do anúncio de novos convênios e assinatura de portaria que viabilizam a ampliação do Programa TEAcolhe, aumentando para 51 o número de CAS. Com a assinatura, o Rio Grande do Sul passará a contar com 28 novos centros. A solenidade ocorreu no Palácio Piratini, com as presenças do governador Eduardo Leite e dos secretários da Saúde, Arita Bergmann, e do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus.

A equipe do CAS de Encantado será formada por seis profissionais, podendo ser médicos, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista, educador físico, entre outros. O centro permanecerá aberto todos os dias da semana, possivelmente em horário comercial. O governo de Encantado estuda utilizar o prédio do Posto da Faterco para instalação da unidade. “A ampliação da Unidade de Saúde da Faterco, tem espaço físico para acolher o programa. Será um desafio, em que Encantado está pronto para assumir e qualificar a saúde em nosso município e em toda região alta”, acredita a titular da pasta da Saúde e Meio Ambiente de Encantado, Karoline Crippa.

Clarissa destaca que o município já conta com treinamento para atendimento de pessoas com TEA, em parceria com a APAE. No entanto, a ampliação, com a implantação de um centro de atendimento, o acompanhamento será mais efetivo. “Teremos à disposição uma equipe multidisciplinar com expertise no atendimento ao autismo, realizando atendimento e acompanhamento de pessoas com autismo e, da mesma forma, de seus familiares”, destaca.

O prefeito, Jonas Calvi, destaca que Encantado é um polo de saúde e o Centro, consolidará ainda mais o município como referência, além de fortalecer a saúde na região alta. “Além de tudo, ao investir no atendimento de pessoas com TEA, mostra que Estado e Município têm sensibilidade com a causa. Recebo a notícia com emoção e esperança em um serviço cada vez mais humano e qualificado para todos, de acordo com a necessidade de cada um”.

A presidente da Associação de Mães e Pais, Daiane Fontana, observa que o trabalho conjunto das instituições de saúde, educação e assistência social é fundamental para promover um atendimento abrangente às pessoas com deficiência, especialmente autistas e suas famílias, garantindo a inclusão e bem-estar. “Parabéns aos envolvidos por trazer o TEAcolhe para Encantado e região. Ter esse espaço à disposição, faz toda a diferença, principalmente para autistas acima de 18 anos, que enfrentam maior dificuldade de inclusão devido à falta de profissionais capacitados para atender essa demanda. Infelizmente temos muitos jovens e adultos em casa, sem receber qualquer tipo de atendimento. Temos que respeitar o limite de cada um, mas se não nós movimentarmos para mudar a realidade, não vamos resolver”, diz.

Data de publicação: 06/02/2024