Treinamento visa preparar equipe para enfrentamento à Dengue

Os oito agentes de endemias de Encantado estiveram na terça (16) e quarta-feira (17) participando de uma capacitação para prevenção e combate a proliferação do mosquito da Dengue. O treinamento, aconteceu em Lajeado, com o módulo teórico ocorrendo na Prefeitura de Lajeado e o prático, no Parque do Imigrante. Na oportunidade foram abordadas a instalação de Ovitrampas, ferramenta já utilizada pelo município, e a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes). Além disso, os agentes também explanaram a aplicação do Fludora.

As Ovitrampas são armadilhas utilizadas para monitorar a presença de ovos do Aedes aegypti e, assim, identificar possíveis locais de proliferação do mosquito. Com essa técnica, os agentes de endemias conseguem direcionar suas ações para as áreas mais críticas e adotar medidas de combate e prevenção de forma mais eficiente.

Já o uso da técnica de BRI-Aedes, trata-se da aplicação de inseticida com efeito residual dentro dos domicílios ou de locais que podem ser considerados estratégicos ou de maior risco, a fim de eliminar as formas aladas do mosquito. A estratégia é complementar às medidas de controle da proliferação do Aedes aegypti.

A aplicação do Fludora, inseticida seguro e eficaz que atua nos focos de infestação do mosquito dentro das residências e órgãos públicos, também foi abordada. Com o inseticida, é possível eliminar os mosquitos adultos e interromper a cadeia de transmissão das doenças.

Conforme a Secretária da Saúde e Meio Ambiente, o curso foi essencial para capacitar os agentes de endemias, proporcionando-lhes conhecimentos atualizados e técnicas eficientes no combate ao Aedes aegypti. A capacitação contou com a participação de profissionais especializados na área, garantindo a qualidade e relevância das informações transmitidas. “Com o treinamento, a cidade de Encantado reforça seu compromisso em combater os mosquitos transmissores de doenças, adotando medidas preventivas e promovendo a saúde e bem-estar de sua população. É fundamental que todos também façam sua parte, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas residências e áreas de convívio”, diz a secretária de Saúde, Karoline Crippa.

Data de publicação: 18/01/2024

Compartilhe!