Projeto beneficia aproximadamente 200 crianças

A Administração Municipal de Encantado, através da Secretaria de Educação, realiza o projeto Colônia de Férias. Neste ano, estão sendo recebidas aproximadamente 200 crianças em algumas escolas de educação infantil, durante o mês de janeiro, período de férias escolares, onde muitos pais ou responsáveis sentem a ausência de locais adequados para deixar seus filhos enquanto trabalham. São atendidas crianças de 0 a 05 anos.

As escolas que recebem os alunos são EMEI Santa Clara, EMEI Pequeno Príncipe e EMEI Planalto. De acordo com a secretaria de Educação e Cultura, a expectativa era receber mais de 300 crianças.

Conforme a pasta, o período de férias pode ser caótico para as famílias, especialmente para aquelas que trabalham e necessitam de uma rotina estruturada para organizar as atividades diárias. Com o projeto Colonia de Férias, as crianças podem manter uma rotina regular, proporcionando segurança e estabilidade para elas e seus familiares. “Nem todos os pais têm a possibilidade de tirar férias no mês de janeiro ou contar com o suporte de familiares para cuidar de seus filhos. Nesse sentido, a abertura das escolas de ensino infantil oferece uma alternativa segura e confiável de cuidado e educação, permitindo que os pais trabalhem sem preocupações”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande.

Apesar da necessidade e dos benefícios do projeto, Stéfanie reforça a importância da pausa na rotina escolar. "Destinar um períodos de 10, 15 ou 30 dias para que a familía ou familiares possam reforçar seus vínculos de afeto, bem como proporcionar a criança um período de descanso da rotina é fundamental para o desenvolvimento dela e uma garantia prevista em lei", observa.

Data de publicação: 16/01/2024

Compartilhe!