Grupo da região foi à Santa Catarina conhecer alternativas de enfrentamento de enchentes

Uma comitiva do Vale do Taquari, formada por cerca de 30 pessoas, esteve em visita técnica em Santa Catarina, em busca de conhecer possíveis soluções para o enfrentamento de enchentes. O grupo que partiu de Encantado, esteve no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, além de conhecer a estrutura e organização do município de Blumenau, case de sucesso no que se refere ao enfrentamento de cheias. Blumenau se notabiliza pelo investimento em infraestrutura, adoção de medidas de redução de impacto e coordenação entre setores.

No CIGERD, órgão administrado pela Defesa Civil Estadual (DCSC), está instalado o gabinete de crise do Governo do Estado. Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo Diretor de Gestão de Desastres, César de Assunção Nunes, que apresentou o espaço utilizado para antever adversidades naturais. Além de uma estrutura tecnológica, o local conta com meteorologista 24h e, durante o dia, uma equipe pesada, formada por profissionais como engenheiros, meteorologistas, geólogos e hidrólogos. Ao todo, mais de 200 servidores estão ligados ao órgão, analisando dados de satélites, fazendo estudos e projetando cenários. A edificação de quatro pavimentos, foi inaugurada em 2018 e teve um investimento de R$ 38 milhões.

Em Blumenau, o grupo foi conduzido pelo Secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, que apresentou estruturas de retenção em pontos estratégicos para controlar o fluxo de água durante eventos de cheias, o que contribui para a redução da intensidade dos alagamentos. Na prefeitura, a comitiva foi recebida pelo prefeito do município catarinense, Mário Hildebrandt, e a vice-prefeita, Maria Regina, que apresentaram ações educativas e ferramentas tecnológicas, como o AlertaBlu, plataforma digital que concentra informações sobre riscos hidrológicos e geológico, total de chuvas, curvas sobre a elevação do nível da água e de avanço em áreas vulneráveis. O Plano de Contingência utilizado pelo município foi impresso e entregue a comitiva.

Um dos pontos visitados foi o Dique Fortaleza. O mecanismo que tem como função puxar a água do rio ribeirão para três reservatórios dentro do dique, e depois escoar esta água para o rio Itajaí-Açu, é uma ferramenta imprescindível na redução e riscos de cheias das famílias que vivem na região. A prefeitura afirma que o equipamento beneficia cerca de 2 mil famílias. Além disso, foi possível conhecer as réguas de medição.

Para o prefeito Jonas, a viagem foi produtiva, apresentando soluções que podem ser implantadas ou adaptadas para realidade do Vale do Taquari. Ele destaca a organização e o trabalho conjunto, que envolve várias frentes e setores. “Em Florianópolis foi possível ver o quanto o Estado de Santa Catarina tem se preparado para enfrentar as adversidades naturais. Depois, em Blumenau, vimos alternativas que nos chamaram atenção, pelo preparo, eficácia e coesão. Com certeza, vamos implantar ações a curto, médio e longo prazo, pensando no futuro de Encantado e de nossas gerações”, comenta.

Representando a Administração Municipal de Encantado, integraram a comitiva, o prefeito Jonas, o secretário de Assistência Social e Habitação, Fabiano Mueller Lemos, o procurador do Município, Rodrigo Almeida, o matemático e especialista em Inteligência Artificial, Rodrigo DalaVechia, representante do Conselho Municipal de Turismo de Encantado, Deivis Facchi, líder comunitário, Gilberto Dutra, Coordenador Municipal da Defesa Civil e Representante do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Beto Pretto, o vereador, Cris Costa, e profissionais de imprensa.

Data de publicação: 20/12/2023

Compartilhe!