Empenho e dedicação fez o CTG Giuseppe Garibaldi chegar a final do ENART

O Centro de Tradições Gaúchas Giuseppe Garibaldi, se destacou na edição 2023 do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), ocorrido no último final de semana em Santa Cruz do Sul. O CTG é o 1° grupo da 24ª Região Tradicionalista que chega à final do evento. Além disso, o Giuseppe levou o 1° lugar no bloco de classificatória no sábado, conquistou a 3ª melhor coreografia de saída e a 4ª melhor coreografia de entrada dos 41 grupos participantes do ENART. 


O Giuseppe Garibaldi esteve representado por 30 dançarinos das cidades de Encantado, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Fazenda Vila Nova. Para o coordenador artístico da entidade, Ismael Girardi, a dedicação e empenho de todos os integrantes foram fatores decisivos para o resultado. Ele destaca o compromisso frente aos ensaios. “Todos trabalharam para tornar o sonho possível. Foram centenas de ensaios, madrugadas, finais de semana e feriados dedicados ao CTG. O grupo esteve 100% focado em alcançar esse objetivo e superar todos os obstáculos que surgiram pelo caminho”, diz. 


Girardi destaca que o apoio da entidade, patronagem, instrutores e dos pais e responsáveis também foi indispensável. O coordenador menciona o trabalho do instrutor, Ricardo Pan Bordignon, e a patroa, Adriane Zanoteli Fassini, que dispôs a estrutura e apoio incondicional da entidade. “Não nos deixaram desistir, nos deram forças para sempre seguir em busca de nossos objetivos”, diz. 


Segundo ele, a enchente catastrófica do mês de setembro colocou à prova a preparação para o ENART. Alguns dos dançarinos tiveram perdas durante a cheia. O coordenador conta que o fato abalou profundamente o grupo. “Tivemos integrantes que não tinham mais casa para voltar e ainda nosso CTG havia se transformado em alojamento, alimentando cerca de 600 pessoas todos os dias. Mas, ao mesmo tempo, o CTG nos deu estruturas para suportar o que estava acontecendo. Estar entre as pessoas que gostamos nos deu forças para seguir, somos mais que um grupo de danças, somos mais que uma entidade tradicionalista. As enchentes que devastaram nosso Vale mostraram mais do que nunca que somos a Família Giuseppe Garibaldi”, finaliza. 

Data de publicação: 28/11/2023

Compartilhe!