Este será um dos maiores projetos habitacionais do município

Grande parte dos moradores que perderam suas residências durante a enchente de setembro, receberam no dia de ontem uma notícia importante. O município foi contemplado pelo Governo Federal com 180 unidades habitacionais no programa Minha Casa, Minha Vida - Calamidade, com custo zero aos atingidos. Encantado, ao lado de Lajeado, foram os primeiros municípios do Vale do Taquari a serem contemplados.

O programa contempla famílias que perderam seu único imóvel devido a situação de emergência ou estado de calamidade pública, que tenha sido reconhecida oficialmente pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Outro requisito para receber o benefício, é residir em locais de maior risco. "Para viabilizar a conquista, tivemos que mostrar ao Governo Federal a importância que este investimento tem para o futuro habitacional no município. Contratamos temporariamente mais profissionais técnicos para auxiliarem no processo de elaboração de projetos de reconstrução", destaca o prefeito Jonas.

Com a conquista, o próximo passo da Administração Municipal é a preparação de projetos e encaminhamento de licitação para edificação das residências. O prazo para edificação depende da superação dos entraves burocráticos.

As unidades habitacionais em Encantado serão distribuídas em diferentes empreendimentos. São 180 moradias – 80 apartamentos no Condomínio Residencial Vertical I e II ao lado do Posto de Saúde do Bairro Navegantes e 100 casas no Loteamento Faterco, onde será construído o Loteamento Residencial União. Este será o maior projeto habitacional da história de Encantado.

As moradias serão distribuídas em diferentes empreendimentos, incluindo condomínios e loteamentos residenciais. Cada moradia terá 42 metros quadrados. "É uma medida que favorece as condições de moradia e melhoram a qualidade de vida para muitos dos atingidos que residem em áreas de risco, e entendemos que não mereçam passar por adversidades de maneira recorrente. É uma conquista fruto de muito trabalho e cobrança junto ao Governo Federal, em busca por tirar do papel um plano habitacional adequado e que tenho certeza que se tornará exemplo", diz o prefeito.

Segundo estimativas da Administração Municipal de Encantado, o município teve um prejuízo gerado pela catástrofe natural de setembro, somada a enchente recente, que gira em cerca de R$ 300 milhões.

Data de publicação: 24/11/2023