Videomonitoramento realizado desde 2017 impacta no declínio da criminalidade, segundo relatório da Brigada Militar de Encantado

Encantado conseguiu reduzir os principais registros de furtos e roubos em 55, 44% nos últimos cinco anos, com o videomonitoramento.

O sistema foi instalado em 2017 e contribuiu para diminuir arrombamentos, furtos de carros e roubos a estabelecimentos comerciais.

O relatório foi elaborado pela Brigada Militar de Encantado e divulgado nesta segunda-feira (23 em reunião com o Consepro, o prefeito Jonas Calvi e outras entidades do município, na Brigada Militar. “As câmeras são uma excelente ferramenta de prevenção e combate ao crime em nossa cidade. Por isso, queremos aperfeiçoar ainda mais o sistema, como o uso do reconhecimento facial”, salienta o prefeito Jonas Calvi. O prefeito observou, entretanto, a necessidade de buscar formas para viabilizar o investimento.

PLANO DE MODERNIZAÇÃO

O Engenheiro da Prefeitura, Paulo Stapenhorst apresentou na reunião, um plano  de modernização da Central de Monitoramento, que prevê  pontos cruciais: revisar a memória das câmeras, atualizar o software, configurar as rotinas de preset nas câmeras giratórias, aumentar o tempo de gravação. Também estão previstos novos pontos, bem como a implantação de novas tecnologias como leitura de placas e reconhecimento facial.  “Essa tecnologia de captura de placas registra veículos em movimento em até 120 km/h, além de identificar características como cor e marca do veículo”, salienta Paulo.

Data de publicação: 24/10/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado