Todo o material será transferido corretamente para o aterro sanitário de Minas do Leão.

A secretaria de Obras Públicas realiza diariamente o recolhimento dos resíduos sólidos em todos os bairros do município. O acúmulo de entulho foi intensificado com a maior catástrofe climática.

De acordo com o laudo da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, 15,5 mil toneladas de entulho já se acumulam no Parque João Batista Marchese provisoriamente, em uma área que pertence ao município e não oferece risco ambiental.

Móveis, colchões, eletrodomésticos, brinquedos e roupas são alguns itens que foram danificados e perdidos pelas famílias em decorrência da maior enchente, ocorrida em setembro.

Segundo a secretaria de Saúde e Meio Ambiente, o município tem o aceno do Governo do Estado para dar o destino adequado, mas também irá fazer cadastro junto a Defesa Civil Nacional para a realização do serviço. Estima-se um custo de mais de R$ 5 milhões.

Nesta semana também foi retomado o roteiro de recolhimento de entulho. “O município está limpando os entulhos desde o dia da enchente, porque são muitos os destroços. É importante que a comunidade ajude a manter a cidade limpa e organizada, prestando atenção no cronograma que é divulgado nas nossas redes sociais semanalmente. Pedimos que o cidadão realize a destinação correta dos resíduos sólidos, separando-os do lixo doméstico”, comenta a secretária de Saúde e Meio Ambiente Karoline Crippa.

Data de publicação: 23/10/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado