"A viagem deu voz ao Vale do Taquari", disse o gestor

O prefeito Jonas Calvi voltou de Brasília nesta quarta-feira (18), após três dias de conversas intensas com ministros e deputados. Ele participou da comitiva de prefeitos do Vale do Taquari que foi acelerar as providências para ajudar na reconstrução dos municípios afetados pela enchente de setembro.

A comitiva embarcou na segunda-feira (16) e na terça (17) e alinhavou uma série de encontros importantes nas primeiras 24 horas. Na terça-feira, Jonas falou na audiência pública, aos deputados e pediu que os governos atuem com celeridade na liberação dos recursos. Destacou a necessidade de urgência no aparelhamento da Defesa Civil para evitar desastres da mesma proporção.  O pronunciamento foi transmitido pela TV Câmara.

No mesmo dia, na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), solicitou o retorno ao município da área na Faterco, para a construção de moradias e do distrito industrial.  A área havia sido doada ao governo federal e é importante que seja novamente encampada por Encantado para acolher famílias atingidas pela enchente.

Nesta quarta-feira, Calvi e a comitiva de prefeitos reuniram-se com a Defesa Civil Nacional para requisitar agilidade nas análises sobre projetos de moradias. Também visitaram o Ministério da Saúde e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em busca de recursos para a Saúde e as escolas afetadas. “A viagem deu voz ao Vale do Taquari. Juntos, nós prefeitos, exigimos a liberação rápida dos recursos. A comitiva demonstrou que o Vale está unido e os prefeitos estão interagindo e se ajudando mutuamente”, acentua o prefeito Jonas.

Nesta quinta-feira, ele volta a despachar no gabinete da Prefeitura, dando atenção para o asfaltamento em Linha Chiquinha, as reformas nas escolas que vão abrigar de forma temporária, as pessoas que estão no Parque João Batista Marchese, entre outras demandas.

Data de publicação: 19/10/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado