No último domingo, 1º de outubro, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, convidou ex-prefeitos da cidade para uma reunião de extrema importância: conversar sobre planos para a recuperação do município após o ciclone que assolou a região nos dias 04 e 05 de setembro. A reunião contou com a presença de três ex-prefeitos: Agostinho Orsolin, Paulo Costi e Luiz Pedro Dalla Lasta, e de Rogério Conzatti, representando Adroaldo Conzatti (in memoriam), além de cinco ex vice-prefeitos: Odilon Gheno, Enoir Cardoso, Roberto Turatti, José Calvi e Sérgio Goldoni.

A cidade de Encantado foi duramente afetada pela tempestade que atingiu a região e os estragos foram enormes. Conforme levantamentos preliminares, cerca de 200 moradias foram destruídas pela catástrofe climática, e já existe a iniciativa por parte da Administração Municipal com a construção de três prédios (48 apartamentos) e 100 casas. Na parte econômica o Sebrae apurou que as empresas pesquisadas tiveram perdas totais de R$ 223 milhões. Esse valor coloca Encantado como o município com maior prejuízo na região do Vale do Taquari.

Diante dessa situação, os representantes políticos se reuniram para dialogar sobre os próximos passos a serem tomados para a recuperação da cidade. “É hora de unir as forças para ajudar a população de Encantado e reerguer a cidade”, salientou Jonas.

Durante a reunião, foram discutidos diversos pontos como a liberação de recursos para a reconstrução, realização de obras de prevenção para evitar novos incidentes como esse, realocação das famílias e retorno seguro dos moradores para as suas casas, incentivos fiscais para as empresas se restabelecerem e ações de conscientização para a população ajudar no processo de recuperação.

Os ex-prefeitos e vices se colocaram à disposição para ajudar no que for necessário, demonstrando que todos precisam se unir para conseguir superar essa situação difícil.

A reunião foi considerada muito produtiva e de extrema importância para a cidade de Encantado.

A população encantadense se mostra ansiosa pela retomada da cidade. Dessa forma, esperam ter um futuro mais próspero e seguro, com menos prejuízos e mais possibilidades de crescimento, como acontecia anteriormente ao ciclone.

Data de publicação: 02/10/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado