Atividade fez parte também do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

A comunidade conferiu, na manhã deste sábado (19), o trabalho realizado pela equipe do Projetos e Obras da prefeitura, que com muita dedicação e carinho executaram a revitalização da Praça Centenário.

A entrega oficial do novo espaço público faz parte também do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. O momento contou com descerramento da placa, apresentação da Orquestra Jovem Municipal, chimarrão e algodão doce para as crianças.

Para transformar a nova área de lazer, a Administração Municipal investiu cerca R$ 100 mil, oriundos de recursos próprios e também indicados pela vereadora Sandra Vian (PSDB).

O desenho foi elaborando respeitando a história e a memória do local.  Os muros foram retirados visando uma maior integração do externo com o interno. O espaço, de 900m², recebeu nova iluminação geral de LED, iluminação de LED decorativa, playground com brinquedos novos, grama sintética e cercamento de proteção para proporcionar maior segurança as crianças. O piso foi todo restaurado, os monumentos revitalizados e, ainda, foram criados degraus arquibancadas para serem usados como assento e banco em formato orgânico. A Praça também recebeu pintura nova e projeto de paisagismo – toda as árvores foram mantidas e flores foram plantadas para dar mais cor e vida ao espaço.

O painel com o mapa da Itália que foi destruído por vândalos também será reconstruído e, em breve, fará parte novamente da Praça.

O prefeito Jonas Calvi destacou a importância de ter um espaço de lazer e convívio para a saúde física e mental das pessoas. “Investir na infraestrutura de locais públicos significa mais qualidade de vida. É investir no patrimonio público, preservando nossa história. O resultado está aí, todos os dias vemos as praças cheias, famílias reunidas, tomando o seu chimarrão, as crianças brincando e desfrutando dos locais que agora estão mais seguros, confortáveis e iluminados. O melhor disso é que as pessoas também ajudam a cuidar do que é de todos. Não posso deixar de agradecer os nossos funcionários, que estão no Parque, nas escolas, nas praças, em inúmeros projetos, desde a troca de lâmpada até o calçamento. Com esta já são sete praças revitalizadas (Palmas, Lajeadinho, Padre Jacinto, Jardim da fonte, Loteamento Ouro Branco, Rota do Desenvolvimento) e pretendemos seguir trabalhando para contemplar mais espaços públicos na nossa cidade pensando no melhor para as pessoas. Por isso, aproveitem, se apropriem e se pertençam a esse momento que Encantado vive”, frisou.

A coordenadora de Obras Joanete Cardoso comenta que a revitalização da Praça Centenário é mais uma das que passaram por melhorias nos últimos meses e que os trabalhos não param. “Nos próximos dias três novas brinquelândias serão instaladas no bairro Porto XV. Está no nosso cronograma de Obras, até o final de 2023, revitalizar os espaços dos bairros Lago Azul, São José Scalabrini, Jardim do Trabalhador, Nova Morada, Navegantes e Santa Clara. Nosso objetivo é contemplar todos os bairros com um lindo e seguro espaço de lazer para as famílias. Nossas equipes se empenharam para atender essa demanda e em paralelo se manteve as manutenções de boca de lobo, pintura das ruas, instalação de lixeiras, na recuperação e calçamento novo, entre outras. Nosso foco é zelar pelo bem estar da comunidade, cuidando, mantendo a limpeza e organização da nossa cidade”.

Claudia Regina Pretto é mãe do pequeno Breno, de 4 anos, que usufruem do espaço com frequência, antes mesmo da revitalização. “Trazemos ele desde pequeno. Viemos todos os sábados. Agora com brinquedos novos e grade ficamos mais tranquilos e sossegados para deixar ele brincar e estar em contato com a natureza, através das flores e das árvores”, avalia positivamente. “Gostei!”, complementou Breno, aprovando  o novo espaço.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Em sua 5º edição, o Dia Estadual do Patrimônio Cultura foi decretado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 17 de agosto. Desde então, a Secretaria de Estado da Cultura promove atividades voltadas ao reconhecimento, à sensibilização, à valorização e à preservação do patrimônio cultural.

“Cultura e Cidadania” é o tema deste ano e tem como objetivo reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do nosso Estado.

‘’O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é uma data que celebra a importância da preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural de uma comunidade. Este dia também serve para conscientizar as pessoas sobre a riqueza cultural e arquitetônica que faz parte da identidade local, destacando a necessidade de proteger esses bens para as futuras gerações, promovendo a conexão entre  passado, presente e futuro. A revitalização da Praça Centenário não apenas melhora a estética da área, mas também cria um ambiente propício para atividades de lazer, encontros sociais e eventos culturais, fortalecendo o senso de pertencimento da população à sua cidade e sua história,” salienta a coordenadora de Cultura Marlisa Sartori Bratti.

História

Localizada na esquina das ruas Monsenhor Scalabrini, Tiradentes e João Lucca, no centro de Encantado, a Praça Centenário foi inaugurada em 17 de setembro de 1975, na gestão do prefeito Evaldo Zílio.

O local também é conhecido carinhosamente por Praça dos Imigrantes e Praça dos Namorados, uma homenagem ao centenário da imigração italiana com a construção de um casal em metal simbolizando os trabalhadores que de lá vieram.

Data de publicação: 19/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado