A Administração investirá R$ 163.976,49

Administração subsidia 697 horas máquinas para produtores rurais

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural concluiu, nesta terça-feira (1º), o roteiro para os produtores rurais solicitarem horas máquinas. Foram atendidas 27 comunidades, 118 produtores, 697 horas foram pedidas e, destas, 80% dos serviços já foram prestados.

Para auxiliar os produtores rurais do município neste programa, a Administração investirá R$ 163.976,49. Outros 50% do valor são arcados pelos produtores.

Para ter acesso ao benefício, disponibilizado de acordo com a Lei 4.864/2022, o produtor teve como referência os valores das notas fiscais emitidas no ano base 2022.

Dentre os serviços mais requeridos foram abertura de estrada na lavoura, destocagem e enterrar pedras. Para executar os trabalhos são utilizadas máquinas terceirizadas ou do município, como escavadeira hidráulica, trator esteira, retroescavadeira ou caminhão.

“Esse é um projeto em parceria com o produtor, em que todos ganham. Nosso papel enquanto Poder Público é auxiliar os produtores rurais para que consigam desenvolver suas propriedades e contribuir cada vez mais com a economia do município. Vale destacar que este é um dos incentivos de horas máquinas, pois nos casos de ampliação ou novos investimentos no setor primário que necessitam de terraplanagem é realizado o serviço sem custo ao produtor”, salienta o prefeito Jonas Calvi, que participou dos encontros com os produtores nas comunidades.

De acordo com o titular da pasta Odocir Bagatini, o roteiro de pedidos iniciou em abril e os serviços devem ser finalizados até setembro. “Desta forma conseguimos nos organizar para atender melhor o produtor, além das demandas fora deste programa. É um projeto que está dando certo e pretendemos dar continuidade”, frisa.

Paulo Cornelli e a esposa Maria Candida trabalham com a criação de suínos e consideram muito importante esta forma de incentivo, “pois como o custo é menor se consegue obter mais horas máquinas e ampliar as melhorias na propriedade”, comentam. Com o serviço, eles farão a abertura de buracos para realizar o cercamento da propriedade, localizada no Lambari.

Comunidades

Barra do Coqueiro, Linha São Brás, Divertida, Linha Jacaré, Linha São Roque, Linha Santa Terezinha, Guabiroba, Barra do Guaporé, Linha Pinheirinho, Linha Chiquinha, Linha São Marcos, Jacarezinho, Vale do Jacaré, Linha Anita, Linha Auxiliadora, Linha São Luiz, Linha Argola, Garibaldi, Lajeadinho, Santa Clara, Lambari, São José, Linha Azevedo, Linha Nova, Palmas, Linha Alegre e Linha Cedro.

Data de publicação: 02/08/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado