Um bom público encarou a tarde quente de domingo e prestigiou o último dia de programação da 31º Settimana Dell’Imigrazione Italiana de Encantado, em frente a Casa de Cultura Pedro José Lahude. Pela manhã, teve missa e almoço na comunidade Lajeadinho.

À tarde, a nona mais querida do Brasil, Nonna Gema, divertiu e alegrou crianças e adultos com histórias engraçadas e gestos que só os italianos têm. Ela também fez o público dançar junto com o La Barca de Muçum – único grupo de dança italiana do Vale do Taquari – e depois cantar com o grupo Sul Itália. No repertório das apresentações, músicas como La Bella Polenta e Mérica Mérica não ficaram de fora.

Quem passou pela casa de cultura durante o final de semana também pode visitar a Vila Italiana, espaço “instragramável”, que através de uma cozinha e um quarto resgatou parte da história e dos costumes dos imigrantes e descendentes italianos.

Além dos moradores de Encantado, pessoas de cidades vizinhas e grupos de turistas de Bento Gonçalves, Ijuí e Santa Vitória do Palmar prestigiaram a festa.

Na noite de sábado (22) e sexta-feira (21), pessoas de todas as idades provaram a gastronomia típica, composta por polenta brustolada, salame, torresmo, sopa de capeletti, queijo e vinho. Os anfitriões foram as comunidades Jacarezinho e Nossa Senhora Aparecida, respectivamente, responsáveis por produzir e servir a comida.

Antes do filó, na Igreja São Carlos de Jacarezinho, 10 grupos da região participaram do 16º Encontro de Corais, reunindo mais de 150 coralistas.

Já a abertura do evento foi marcada pelo desfile da Associação Encantadense do Idoso (Assedi), que reuniu mais de 300 pessoas, na quarta-feira (19). Com carros temáticos, trajes típicos e música, eles levaram alegria pelas ruas da cidade.

“Estamos contentes em ver a comunidade reunida. Felizes por ver desde idosos até jovens festejando a cultura italiana, participando das atividades que buscam homenagear e valorizar imigrantes que iniciaram a história da nossa Encantado e que continua através de seus descendentes. Que esta festa perpetue e que através dela e de outras ações possamos difundir a colonização italiana que é tão rica e bonita, abrindo espaço para as demais etnias”, celebrou o prefeito Jonas Calvi.

Leine Werner, presidente da Associação Cultural Encantado, fala da importância de promover a Semana Italiana. “Todo o evento cultural é relevante para uma comunidade, principalmente para cultuarmos nossas origens. A Vila em frente a Casa de Cultura, com as apresentações artísticas foi a novidade desta edição e a cada ano buscamos fazer atividades diferentes, inovar, acrescentar, atraindo mais público. E a comunidade pode sugerir, contribuir com novas atrações, para que se sintam pertencentes e ajudem a  cultivar e manter esse evento no nosso calendário”.

Sessão solene suspensa

O evento estava programado para encerrar na noite desta segunda-feira (24), com sessão solene especial na Câmara de Vereadores. A atividade foi suspensa pelo luto e em sinal de respeito ao falecimento do fotógrafo Juremir Versetti, pessoa querida pela comunidade local e presença constante nas atividades do município.

Data de publicação: 25/07/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado