Expectativa é de que a educação do município alcance patamares ainda melhores nos próximos anos

Ser referência nacional em geração de talentos. Com esse objetivo, foi firmado neste sábado (8), o Pacto Municipal pela Educação. O auditório do Sicredi Região dos Vales foi palco de um momento histórico de Encantado, que contou com a presença de autoridades, educadores e comunidade em geral.

“Compromisso assumido para avançar ainda mais na qualidade de ensino do nosso município. Esse acordo que firmamos hoje, entre professores, pais, alunos, poder público e comunidade em geral, é um passo importante para fortalecer a educação e transformar a realidade das escolas e dos alunos”, comemorou o prefeito Jonas Calvi.

A secretária Stéfanie salienta que o pacto é resultado de um longo processo de discussão. “Desde 2021, trabalhamos incansavelmente tendo a melhora na educação como prioridade. Entendemos que só isso transforma vidas. Celebrar um pacto, é envolver o máximo de pessoas neste compromisso. Queremos uma comunidade feliz! Professores, alunos, diretores, lideranças, comunidade e autoridades, envolvidos nesse propósito, unidos no bem comum de desenvolvimento coletivo”.

Antes de apresentar os desafios estabelecidos, “O Futuro da Educação e Educação para o Futuro”, foi tema da palestra de Daniel Sperb, vice-presidente executivo de inovação da Atitus Educação. Ele falou como o avanço das tecnologias, entre elas a inteligência artificial, reforça a necessidade de que as empresas tenham estratégias poderosas de negócios. “Há uma necessidade de mudança do modelo educacional para aprimorar a preparação dos profissionais”, ressalta.

Para alcançar uma educação de qualidade, consolidando a visão de futuro estabelecida, a Administração Municipal, com as ideias e construções feitas com a participação da comunidade no Workshop realizado pela Secretaria de Educação e Cultura no dia 25 de maio, terá as seguintes missões: se tornar uma cidade educadora, inovadora e inteligente.

“Usamos a tecnologia social, que se relacionam com diferentes contextos para promover esse movimento com todos”, explicou Marcia Terres, da Wise Innovation, sobre a dinâmica utilizada no evento.

“Em 10 anos Encantado vai ser referência na geração de talentos, são eles que vão criar o novo mundo, que vão liderar essa transformação, que vão fazer com que a cidade do Cristo Protetor, da cooperação, se torne uma cidade desenvolvida social e economicamente”, frisou Paulo Renato Ardengue, da Wise, na apresentação da visão de futuro da educação de Encantado.

Hoje, o município já atrai olhares e é referência em todo o Estado, com a assinatura do pacto a expectativa é de que a educação do município alcance patamares ainda melhores nos próximos anos. Agora, as próximas ações da pasta e dos componentes da mesa do Pacto é a realização de workshops para a discussão e alinhamento das ações de cada macro desafio.

A mesa do Pacto

Representando o Poder Público

- Prefeito Municipal Jonas Calvi

- Secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande