Implanon chega a substituir 1.095 tomadas de pílulas

Encantado apresenta um avanço revolucionário na área do planejamento familiar: a implementação do implante de chip anticoncepcional para mulheres que são atendidas no Posto de Saúde.

Uma adolescente foi a primeira paciente a receber o chip que foi implantando no braço dela no ambulatório do posto de saúde. “Estou bem contente, não vou mais ter neném”, disse ela à enfermeira.

Desde novembro de 2022, dez mulheres receberam o implante gratuito fornecido pela Secretaria de Saúde.

A secretária de Saúde Karoline Crippa salienta que os chips foram implantados em mulheres que precisaram de atendimento prioritário: mães com muitos filhos, adolescentes que vivem em casa de passagem ou mulheres que não se adaptam com DIU ou outros métodos.

“As mulheres selecionadas para receber o implante são criteriosamente avaliadas no posto de saúde. O procedimento, realizado no próprio posto, é simples e indolor, com o uso de anestesia local”, salienta Karoline.

O impacto desse avanço é imenso. O implante, com duração de três anos, proporciona maior autonomia e tranquilidade para as mulheres em relação à sua saúde reprodutiva. Além disso, o acompanhamento do médico do posto e as orientações dos profissionais garantem que as pacientes estejam devidamente informadas e amparadas durante todo o processo.

O município adquiriu o segundo lote de implantes e os chips devem ser incorporados à mais dez mulheres até agosto de 2023.

Essas mulheres já estão sendo selecionadas e quando chegar à hora, os implantes serão feitos em forma de mutirão e aplicados todos no mesmo dia, no consultório do posto em Encantado.

A oferta pública desse serviço é uma verdadeira revolução no acesso à contracepção eficiente.  “Quando elas souberam da novidade, muitas procuraram os postos, mas é preciso avaliação médica”, diz Karoline.

O implante é o Implanon e chega a substituir 1.095 tomadas de pílulas – afinal pílula é um compromisso diário e o esquecimento pode ter consequências indesejadas.

O implante hormonal não é barato.  O valor do Implanon nas farmácias está, em média, R$ 800 e a colocação deve ser feita em ambulatório ou consultório médico.

A rede de Saúde de Encantado oferece de forma gratuita para as mulheres selecionadas.

Encantado usa tecnologia avançada

Encantado quer ampliar o número de mulheres beneficiadas por essa tecnologia avançada. Cerca de 30 mulheres, que atendem aos critérios prioritários, estão na lista de espera e devem receber o implante nos próximos meses.

Para Karoline Crippa, a aceitação do implante é alta, pois o método é prático, seguro e indolor.

O implante do chip anticoncepcional em Encantado é um marco histórico e uma conquista que transforma a realidade das mulheres, permitindo que elas tracem seus próprios caminhos, planejem suas famílias e vivam uma vida plena e autônoma.

“É uma prova do comprometimento da cidade em promover o empoderamento feminino e o planejamento familiar consciente”.

Além do Implanon, o chip hormonal, a rede de saúde de Encantado também oferece DIU, ligamento de trompas e outros métodos contraceptivos. É só agendar em um dos postos uma consulta com o médico.

Data de publicação: 03/07/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado