Evento inicia neste domingo (2)

De 02 a 05 de julho acontece a 17º Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Pela primeira vez Encantado estará representado através da usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) Eva Luciana Lima Borba. Juntamente com Armin Geib, morador de Teutônia, eles serão os representantes dos 37 municípios que compõem a 16º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Ministério da Saúde, é a etapa final do diálogo entre governo e sociedade para construir politicas públicas do SUS, que iniciou em agosto de 2021. Esta edição tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Luciana, como é conhecida, foi convidada pela mãe Lila Maria Lima Borba para participar da fase municipal (em março), onde foi eleita para representar o município em Porto Alegre, no mês de maio.

“Tenho uma neta autista e pensando em proporcionar uma vida melhor para ela, vi a oportunidade de buscar informações e também de expor os desafios que enfrentamos diariamente, e apesar de mobilizar pessoas de diferentes regiões a gente percebe que as carências e as dificuldades são semelhantes”, destaca.

O prefeito Jonas Calvi, acompanhado da secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social Clarissa da Rosa Pretto e do vereador Joel Bottoni, recebeu Luciana no gabinete, agradecendo sua disponibilidade por representar os munícipes e enaltecendo a importância de Encantado participar de eventos da saúde no cenário nacional.  “A área da saúde está entre as nossas prioridades. Viemos trabalhando intensamente para qualificar a prestação de serviços e atender nossa comunidade, fazendo o bom uso dos recursos. E estar inserido nesse processo, numa conferência em nível nacional sobre prestação de serviços públicos, é sinal de que nos importamos com os nossos cidadãos”, salienta.

“Esse é um momento de buscar conhecimento e exemplos da realidade de outros locais, tenho certeza que ideias serão trazidas pela Luciana para que estudemos ações que possam ser implantadas de acordo com a nossa realidade e que irão nos permitir avançar ainda mais na saúde de Encantado”, frisa a secretária Clarissa.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde Marilene Daltoé ressalta que as reuniões dos conselhos e as conferências é o momento em que a população e os profissionais têm a chance de avaliar, debater e propor diretrizes para qualificar a saúde. “São assuntos que fazem parte do nosso dia a dia, tem demanda e precisa desta atenção. É a hora de construir coletivamente políticas públicas por quem está na ponta e sabe das reais necessidades e que independente da troca de governo elas serão respeitadas”.

Data de publicação: 27/06/2023

Créditos: Imprensa | Prefeitura de Encantado