Conheça um pouco mais das medidas implementadas pelo município buscando a preservação ambiental

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972, mas, diariamente, ações e projetos são desenvolvidos, através das secretarias e departamentos, pela Administração Municipal de Encantado buscando a preservação ambiental. Conheça um pouco mais das medidas implementadas pelo município.

Trabalho nas escolas

Com o objetivo de conscientizar os estudantes, as famílias e comunidade em geral são realizadas diversas atividades dentro e fora da sala de aula a fim de trabalhar a preservação. Entre elas, a importância da reciclagem; uso consciente do papel e sua reutilização; recolhimento de lixo no entorno das escolas como forma de manter o local limpo e evitar a proliferação do mosquito da dengue; confecção de brinquedos e mascotes com sucatas, educação ambiental orientando sobre a coleta seletiva e plantio de mudas. Todas as atividades são desenvolvidas de forma lúdica ou com o uso de tecnologia, aliado a base curricular, tornando a aprendizagem mais atrativa e estimulando a criação, a troca e a cooperação.

Coleta seletiva

Desde janeiro de 2022, em dias e horários conforme cronograma informado à população, está sendo realizada a coleta seletiva em Encantado. O lixo recolhido é transportado para Arroio do Meio, onde é realizada a separação do resíduo seco e do orgânico. O material seco volta ao mercado como matéria prima, já o rejeito é destinado de forma correta ao município de Candiota, onde existe o aterro que executa a extração de gás e energia. A ação é um trabalho coletivo que depende da participação e conscientização da comunidade.

Recolhimento de entulho

Semanalmente a equipe de Obras realiza o recolhimento de entulho nos bairros, seguindo o cronograma divulgado nos canais da prefeitura – como o Facebook, Instagram - e veículos de comunicação. O serviço atende a coleta de podas de árvores, galhos e mobiliário. É importante os moradores terem em mente a necessidade de separação do entulho verde (vegetação) do volumoso (sofás, camas, armários).

Recolhimento de eletrônicos

Em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos, lixo eletrônico, vidros, tampinhas, cartelas de medicamentos vazias, pilhas e baterias e óleo de cozinha usado são recolhidos e destinados de forma correta. A ação ocorre a cada três meses, numa manhã junto a Praça da Bandeira, e mobiliza toda a comunidade.

Ponto de coleta na prefeitura

Junto ao Departamento de Meio Ambiente, no Centro Administrativo, é disponibilizado à comunidade um ponto de coleta para o descarte de eletroeletrônicos e óleo de cozinha.

Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Neste ano, está prevista a retomada do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A secretaria de Agricultura, através de roteiro pelo interior, vem orientando os produtores a forma correta de descartar: realizar a tríplice lavagem, perfurar o fundo da embalagem, deixa o recipiente secar, apresentar CPF e talão de produtor. 

Castramóvel

Buscando o controle da população de cães e gatos, em outubro de 2022 foram realizados os primeiros procedimentos gratuitos através do Castramóvel. O projeto ocorre por meio de uma unidade móvel veterinária, com a contratação de profissionais custeados pelo município e que atende pets de tutores de baixa renda. Mais de 400 animais já foram castrados.

Sistema Digital

A Administração Municipal está em processo de implantação do sistema digital. Com novo método, a ideia é eliminar o uso de papel nos procedimentos internos da prefeitura.

Energia solar

Energia limpa. Visando contribuir com a sustentabilidade e gerar economia, prédios públicos contam com placas de energia solar. São contemplados o Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, as EMEIs e EMEFs, postos de saúde e o Centro de Operações Encantado (Ceope). 

LED

A Administração fez a instalação de luminárias de LED em alguns pontos da cidade. Através de convênio com a Eletrobrás novos locais serão contemplados. A meta é atingir 80% de cobertura da iluminação pública em LED até o final de 2023, gerando mais economia e sustentabilidade.

CRAS em Movimento nas comunidades

Nos meses de maio e junho, o Departamento de Meio Ambiente e Emater realizam ações nas comunidades. Juntos, levam orientação e informação sobre medidas para evitar a proliferação da dengue. O município distribuí mudas de citronela utilizada para fazer o repelente caseiro que é ensinado pelos extencionistas da Emater e pode ser utilizado no corpo ou nos ambientes.

Arborização Mais Segura

Devido a necessidade de corte de árvores que estavam em conflito com a rede elétrica, 426 mudas foram plantadas em parceria com a EGR, através do projeto Arborização Mais Segura, no ano passado.

Controle do Borrachudo

Utilizando larvicida biológico, o BTI, o Departamento de Meio Ambiente realiza a aplicação periodicamente para o controle da população de borrachudos em arroios.  

Limpeza das bocas de lobo

            Recentemente, através da equipe do Vapt e Vupt, tem feito a limpeza e desobstruções das bocas de lobos nas ruas da cidade. Além disso, a equipe de Saúde e Meio Ambiente fez a aplicação de produto larvicida, utilizado no combate à dengue. A medida busca prevenir a proliferação do mosquito, já que os bueiros são locais propícios para a formação de criadouros, pois acumulam água parada e sujeira.

Arroios

É realizada a limpeza de arroios para a retirada de areia, pedras e outros materiais que impede o curso normal da água. Com o desassoreamento busca se evitar alagamentos, protegendo a mata ciliar.  

Licenciamento ambiental

Através de regras constantes nos Licenciamentos Ambientais, os empreendimentos desenvolvem suas atividades com condicionantes para não degradar ou poluir o meio ambiente, buscando o equilíbrio entre o crescimento econômico da cidade e seu desenvolvimento sustentável.   

Fiscalização

Uma equipe fiscaliza a limpeza e cuidados com os terrenos baldios, esgoto a céu aberto, piscina sem tratamento adequado e demais artigos do código de postura, assim como possíveis maus-tratos aos animais, orientando, notificando e autuando se assim for necessário.

"É preciso que haja um equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento da cidade"

“O meio ambiente deve ser prioridade sempre. É preciso que haja um equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento da cidade, para que não ocorra o travamento da produção de setores essenciais para a economia de um município como Encantado, que garante empregos e arrecada importantes recursos. O trabalho que temos feito é nesse sentido, realizamos a instalação de fotovoltaica nas escolas, garantindo energia limpa e economia para os cofres públicos; implementamos a coleta seletiva do lixo; instalamos iluminação de LED em vários pontos da cidade e estamos elaborando o plano municipal de arborização urbana. Seguiremos apoiando projetos que fortaleçam a economia e preservem o meio ambiente em Encantado”, destaca o prefeito Jonas Calvi. 

Data de publicação: 05/06/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado

Créditos das Fotos: Imprensa/Prefeitura de Encantado

Compartilhe!