Comunidade discute metas para a educação de Encantado

Com o intuito de qualificar, melhorar ainda mais a educação de Encantado e tornar a cidade polo na geração de talentos, na última semana, a secretaria de Educação e Cultura promoveu o workshop cocriação da visão de futuro da educação. Poderes Executivo e Legislativo, professores, alunos, pais e empresários participaram do evento, no Sicredi Região dos Vales.

Com uma breve apresentação do já vem sendo realizado, a partir do programa Cidade do Futuro, a inovação começa na sala de aula, a atividade foi mediada por Paulo Renato Ardenghi Rizardi, CEO da Wise Inovation, e Márcia Beck Terres, pedagoga da Wise, empresa já parceira do município. Durante todo o momento a comunidade pode expor suas ideias em pequenos grupos e no final apresentar para todos.

O prefeito Jonas Calvi comemorou o engajamento da comunidade. “As vezes a gente acha que está sozinho nessa luta pela educação e ver todas essas pessoas aqui, que também acreditam que a gente consegue mudar o lugar que vivemos, que conseguimos mudar a nossa cidade através da educação, é gratificante. Estamos vivendo este novo momento na educação de Encantado e os professores são testemunhas de tudo o que estamos investindo para que essas crianças e adolescentes que estão em sala de aula possam emitir para além da escola. Nós temos essa característica de pertencimento, de sermos empreendedores e precisamos avançar mais um pouquinho para que cada vez mais estejamos direcionados para um Encantado melhor. Tenho certeza que hoje é um marco, pela construção conjunta, que resultará no Pacto pela Educação. Sou muito grato por ser prefeito dessa cidade e ter pessoas como vocês que acreditam que podemos fazer o diferente”, destacou.

Conforme a secretária Stéfanie Casagrande, “a ideia do workshop é trazer para o debate todas as pessoas envolvidas na educação, para que possam opinar, trazer sugestões e assim estarmos melhorando cada vez mais o processo educacional do nosso município, tendo um política pública territorial. As ideias foram inúmeras e se transformaram inicialmente em um relatório de ações que será celebrado com o pacto e transformado em metas, visando o avanço na qualidade do ensino”, explica.

Rizardi ressalta que houve o envolvimento e a visão de diferentes representantes da comunidade e que isso fortalece o trabalho que será realizado e permite que todos assumam a sua responsabilidade dentro do projeto. “Falamos sobre problemas, oportunidades, forças, fraquezas e como que nós, todos juntos, vamos conseguir desenvolver um futuro melhor para a cidade de Encantado, tendo a educação como fio condutor. Saímos daqui com uma visão de futuro para os próximos 10 anos e com insumos para trabalhar quais são os macro desafios para alcançar esses metas e que irão nos permitir desenvolver uma estratégia possível para elevar o nível de aprendizagem em Encantado”, enaltece.

Data de publicação: 01/06/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado