Programa de alfabetização é iniciativa do Governo Federal

A Escola Centro Municipal de Educação Encantado, uma das contempladas com o programa “Tempo de Aprender”, do Governo Federal, que atende alunos dos 1º e 2º anos, já identifica resultados positivos na aprendizagem dos alunos. As atividades são realizadas pela professora titular Aliane Gianezini e a professora do projeto Caroline Luzzi Borsatto.

Com ações estruturadas em quatro eixos: Formação continuada de profissionais da alfabetização; Apoio Pedagógico e gerencial para a alfabetização; Aprimoramento das avaliações da alfabetização; Valorização dos profissionais da alfabetização, o objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país, com atividades que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

Conforme a coordenadora pedagógica Nilviane Rosolen Deconto, o trabalho realizado pelas professoras é de um atendimento próximo e focado em cada estudantes. “Elas sentam ao lado do aluno para compreender aqueles com maiores dificuldades de aprendizagem e ajudar”, relata.

“Eles melhoraram a letra, os números e também estão mais assíduos na realização dos temas”, relata a educadora Aline.

Caroline, responsável por dar suporte a professora alfabetizadora, destaca que é gratificante ver o crescimento e a diferença dos alunos que recebem essa orientação. “Eles tiveram uma grande evolução por ter alguém do lado, conferindo o caderno, tirando dúvidas e auxiliando”, explica.

Data de publicação: 12/05/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado