Atendimentos ocorrem uma vez por semana e é desenvolvido por profissionais voluntários

A Administração Municipal de Encantado aderiu ao projeto Barra de Access nas Escolas. A terapia tem como objetivo proporcionar aos alunos benefícios como paz, tranquilidade, foco e concentração. Ao mesmo tempo em que a criança relaxa, ela consegue prestar mais atenção em sala de aula, auxiliando ainda na ansiedade, criatividade, TDAH, autismo, toque, entre outros.

Através da liberação energética barras de access, estudantes do 5º da  Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Érico Veríssimo recebem atendimento uma vez por semana. O trabalho é desenvolvido pelos profissionais Érica Damasceno Ghisleni, Luciano Ghisleni, Elizabete Damasceno, Cristina Marmitt, Maqueli Graciola, Roselaine Buhl Schaeffer e Fabiane Fiel.

Na prática, a sessão dura em médica 20min por criança. Eles ficam deitados e recebem movimentos leves das duas mãos na cabeça, em diversos pontos. “Com esses movimentos são "deletadas" crenças, ideias e atitudes que podem estar no controle de nossas vidas, abrindo caminho para novas possibilidades e oportunidades”, explica a terapeuta Érica.

A iniciativa, inédita no município e na região, apesar de recente já apresenta sinais positivos. “As crianças se conectam com a gente e pedem para fazer a massagem. Eles saem da sala relaxados, sonolentos e mais calmos“, relata Érica.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande, conforme os resultados, o projeto poderá se estender a todas as turmas do educandário e também atender outras escolas do município. “É importante buscarmos novas e inovadoras alternativas para trabalhar corpo e mente das crianças. O projeto tem dado excelente resultado nos poucos meses de atuação. As crianças ficam mais felizes, sentem-se melhor e têm uma performance muito melhor na escola e em casa. Agradecemos muito os voluntários desse projeto piloto e, com certeza, estaremos no segundo semestre ampliando para mais escolas”, destaca.

O que é Barras de access?

A barra de access é uma terapia corporal criada em 1990 por Gary Douglas, nos Estados Unidos. A técnica desenvolvida mapeou 32 pontos energéticos na região da cabeça que possuem conexão com diferentes aspectos da vida humana, como a consciência, controle, criatividade, alegria, tristeza, cura, sexualidade e dinheiro.

A terapia ainda é novidade no Brasil, começou há alguns anos no Rio de Janeiro e, agora, está se expandindo em algumas cidades gaúchas.

Os 32 pontos estão espalhados por toda a região da cabeça e seus nomes correspondem à emoção localizada na área: região frontal (tristeza, túneis do tempo e espaço, alegria), topo da cabeça-coroa de Mystar (reativação e recriação, sexualidade, torradeira do envelhecimento, corpo, barra ponte) e laterais (esperança e sonhos, forma e estrutura, cura, tempo e espaço, comunicação, dinheiro, consciência, controle, criatividade, criando conexões, criando formas de vida, círculo de manifestação, bondade, gratidão, paz e calma, banda de poder, banda de Implante).

Data de publicação: 03/05/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado