A partir de junho, Encantado passa a ser referência para cirurgias eletivas em Traumato Ortopedia de baixa e média complexidade para 37 municípios. A conquista se dá através de parceria com o Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e Secretaria Estadual de Saúde, além do esforço conjunto da Associação de Municípios do Alto Taquari (Amat).

A boa notícia para a região foi anunciada nesta terça-feira (25), durante encontro de gestores municipais da Amat e Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e diretor do HBST, Márcio Sottana, com a secretária estadual de Saúde Arita Bergamann, em Porto Alegre.

O prefeito Jonas Calvi destaca que este era um desafio na área da saúde. “Este serviço visa mais qualidade e redução no tempo de espera aos pacientes que necessitam de tratamento especializado, uma dificuldade enfrentada por todos os municípios. O nosso paciente não precisar se deslocar para Canoas e ter o serviço próximo da sua residência também irá permitir um atendimento mais humanizado, sem dúvida é um ganho para a nossa população. Agradeço também o governador Eduardo Leite por ter essa sensibilidade e este olhar diferenciado para saúde”, frisa.

“Esta importante reunião demonstra que a união faz a força. O Vale do Taquari com duas regiões de saúde organiza em conjunto com o Estado essa referência em Encantado e Estrela, um atendimento complementando o outro e que levará a saúde cada vez mais próxima do cidadão”, enalteceu a secretária Arita.

Para o diretor do HBST, a conquista de ser referência para cirurgias eletivas em traumatologia de baixa e média complexidades representa um avanço para a Instituição e o município.  "É um serviço novo para o hospital que vai agregar muito. Teremos mais médicos atuando no hospital e na cidade de Encantado. Recebemos diariamente no nosso pronto-socorro pacientes com fraturas vindos de toda a região e, com os atendimentos eletivos, vamos criar uma série histórica no hospital e reduzir muito a fila de pacientes da região que estão há muitos anos aguardando por uma cirurgia", destaca. "Já estamos pensando, no futuro, ser referência em traumatologia em alta, mas o mais importante é levar a saúde cada vez mais próxima da população, que agora não vai mais precisar se deslocar para regiões distantes".

O ambulatório funcionará junto ao hospital e contará com recursos do Estado e dos municípios. Atualmente a Traumato Ortopedia de urgência tem como referência o Hospital Pronto Socorro de Canoas.

Também estiveram presentes na reunião os assessores Mareli Vogel e André Palácio, da Casa Civil do Governo do Estado, a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes, e a coordenadora da 16ª CRS, Rafaela Fagundes.

Data de publicação: 26/04/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado