Todos os cardápios estão disponíveis no site da prefeitura

Oferecer uma alimentação saudável e nutritiva para crianças e jovens das creches e escolas municipais é uma das prioridades da Secretaria Educação e Cultura. Os alimentos que ingerimos fornecem energia e nutrientes necessários para a realização das diversas funções do organismo, inclusive as funções cognitivas.

O controle de qualidade dos alimentos, a elaboração dos cardápios e as orientações sobre a preparação dos pratos são coordenados pelas nutricionistas Elisandra Borelli Mottin e Ana Paula Görgen, que explicam que “os cardápios são elaborados dentro das recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) onde se prioriza uma alimentação mais in natura. Os cardápios têm frutas, verduras, saladas, legumes, arroz, feijão, carne. A gente evita alimentos ultraprocessados, os alimentos industrializados só aparecem eventualmente. O objetivo maior do cardápio é promover os hábitos alimentares saudáveis, por isso ofertamos alguns alimentos e evita outros. Tem cardápios elaborados para diferentes faixas etárias. Tem o cardápio pro berçário que são alunos até 1 ano, o cardápio da creche que são alunos de 1 a 5 anos, o cardápio do ensino fundamental do turno integral e o cardápio do ensino fundamental turno parcial“.

A aluna Lourdjina do 1º ano da Escola Centro Municipal de Educação Encantado aprova o lanche na escola. “A comida é muito boa, eu gosto de maçã, banana, bergamota, manga, massa, feijão, arroz. Todas as comidas,eu peço tudo”, conta.

Todos os cardápios estão disponíveis no site da prefeitura pra quem quiser ter acesso e acompanhar a alimentação oferecida nos educandários.

Data de publicação: 14/04/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado