Escolas municipais contam com videomonitoramento, são cercadas e tem acesso liberado mediante identificação

A Administração Municipal de Encantado, através da Secretaria de Educação e Cultura, em conjunto com a Brigada Militar (BM), se reuniu na tarde de segunda-feira (10), com as diretoras das escolas municipais (EMEIs e EMEFs), estaduais e particulares, representantes do Conselho Tutelar e vereadores para tratar da segurança nas escolas do município.

Na oportunidade, as forças de segurança orientaram sobre as medidas de prevenção e reação que devem ser adotadas pela comunidade escolar, sempre em conjunto com o trabalho já realizado pelo efetivo. “Nosso foco principal é a prevenção. Desde a volta às aulas realizamos rondas nas entradas e saídas dos períodos de aula, estamos em contato permanente com as equipes diretivas, seguimos com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e realizamos palestras nas escolas tratando o bullying, drogas e as mídias digitais. O nosso papel é inibir possíveis ações negativas e proporcionar segurança para as crianças, pais e profissionais”, enalteceu o capitão Guilherme Caneppele.

O prefeito Jonas Calvi destacou que o objetivo da conversa é alinhar estratégias que deixem as equipes preparadas para eventuais ocorrências. “Estamos preocupados e atentos. Apesar de todos os acontecimentos, existe muita Fake News. A própria brigada nos alerta enquanto pais para que evitemos a divulgação e fossemos mais cautelosos. Não temos algo com que se preocupar neste momento, mas é preciso observar as atitudes dos alunos e com isso se antecipar para possíveis ações”.

O gestor reforça que todas as escolas municipais contam com videomonitoramento, são cercadas e tem acesso liberado mediante identificação. “Mesmo assim, pedimos a comunidade para que não propaguem notícias falsas, além dos cuidados já adotados. Agradecemos o capitão Caneppele e a soldado Núbia pela disposição e por estarem trabalhando em conjunto conosco”, ressaltou.

Para a secretária de Educação e Cultura Stéfanie Casagrande, duas coisas são importantes: “primeiro é trabalhar a saúde mental dentro do ambiente escolar. A Educação de Encantado, desde 2022 já vem trabalhando com círculos da paz, escuta ativa e oficina das emoções e, neste ano, ampliou o projeto. Segundo, é a parceria e a responsabilidade da família. Os pais precisam ter controle e saber o que o filho faz no celular, saber o que tem no quarto, o que faz nas horas vagas. A ação conjunta entre escola e família, também nesses casos é extremamente importante”, frisa.

Data de publicação: 13/04/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado