A Administração Municipal monitora a situação da estiagem em Encantado e realiza ações para amenizar os prejuízos, principalmente, no interior.

Na semana passada, o prefeito Jonas Calvi reuniu-se com os secretários estaduais da Agricultura, Giovani Feltes, e de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, em Porto Alegre. “Foi uma conversa no sentido de antecipar algumas providências caso for necessário. Até o momento, não temos situações muito graves, se compararmos com outros municípios”, comenta. “Investimos mais de R$ 400 mil no interior em obras de extensão e troca de redes de água, além da manutenção e perfuração de poços. Isso fez com que pudéssemos ter uma segurança maior no atendimento aos nossos agricultores”.

O gestor aproveitou a reunião com o secretário Giovani Feltes para reforçar a solicitação de recursos para a abertura de novos poços artesianos. “Algumas localidades precisam de mais investimentos. Em São Marcos, por exemplo, ainda temos produtores e residências com dificuldade de água, apesar das melhorias que já fizemos nessa comunidade”, acrescenta Jonas.

Conforme o secretário de Agricultura, Odocir Bagatini, até o momento, três produtores das Linhas São Marcos, Lambari e Auxiliadora solicitaram auxílio da Secretaria no transporte de água para o consumo de animais. “Já temos um levantamento das comunidades que ainda não tem uma rede adequada e carecem de poços. São projetos que vamos desenvolver, a fim de diminuir os problemas no período de estiagem”, afirma. “A Secretaria está à disposição dos produtores que precisarem de ajuda”.

Na cidade, a orientação à população é para que o uso da água seja feito de forma racional, evitando o desperdício. Nesta semana, a Defesa Civil do Estado emitiu uma nota aos municípios em que estabelece “Estado de Atenção” em todo o território gaúcho durante os próximos 90 dias.

Data de publicação: 12/01/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado