A Administração Municipal de Encantado coloca em prática mais uma ação do programa “Cidade do Futuro, a inovação começa na sala de aula”. O prefeito Jonas Calvi assinou na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o contrato para a implantação da plataforma Córtex nas escolas municipais. O ato foi acompanhado pelas diretoras dos educandários.

A Córtex é uma ferramenta digital de gestão escolar que permite o registro das atividades e inclui recursos para a interação entre aluno e professor, além do acompanhamento por parte das famílias. Pelo aplicativo ou site é possível registrar a chamada/lista de presença, enviar conteúdo, receber atividades, fazer avaliações, enviar mensagens (inclusive pela Secretaria Municipal de Educação) e registrar as atividades (Diário de Classe).

O prefeito Jonas ressaltou que a educação aliada à inovação está entre as prioridades de governo, tanto que lançou o Programa Cidade do Futuro, com 10 metas específicas para o setor. “Estamos trabalhando muito pela educação de Encantado. Nossos professores estão empenhados no dia a dia. Sistemas como esse nos permitem mensurar onde estávamos, onde estamos e para onde queremos chegar”, comentou.

O CEO da Eduspace, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma, engenheiro Richard Lucht, afirmou que a Córtex provocará uma transformação digital nas escolas de Encantado. “Essa solução digital inovadora viabilizará um novo modelo de gestão educacional baseado em evidências, focado na qualidade, no monitoramento de dados em tempo real, na avaliação frequente do desempenho escolar e na participação ativa e responsável de todos: escolas, professores, famílias e alunos”, afirmou.

Lucht explicou que alunos, pais ou responsáveis, professores e gestores terão acesso à plataforma, mas com diferentes níveis de permissão, de acordo com as responsabilidades e atribuições de cada um. "São várias formas de acesso, mas principalmente pelos aplicativos de celular e computador. Mãe e pai poderão saber, em tempo real, se o filho chegou à escola na hora em que o professor registrar a presença dele, de forma on-line. A grande meta é melhorar os índices de aprendizado", explicou.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, no ano passado o sistema Córtex já foi testado na EMEI Ciranda Porto XV e na EMEF Mundo Encantado. “E agora chegou o momento de implantarmos em toda nossa rede municipal”, salientou. A partir de agora, as professoras receberão treinamento antes de ser utilizado em definitivo nas escolas.

Data de publicação: 01/09/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado