O encontro de construção do Plano ocorreu na terça-feira, dia 5, na Prefeitura, e mobilizou servidores da Administração, entidades, empreendedores, representantes de empresas e da comunidade.

Com a consultoria da Mestre em Turismo, Ivane Fávero, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Encantado começa a estruturar o Plano Municipal de Turismo.

O encontro de construção do Plano ocorreu na terça-feira, dia 5, na Prefeitura, e mobilizou servidores da Administração, entidades como o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Amigos de Cristo e Emater, além de empreendedores, representantes de empresas e da comunidade.

O prefeito Jonas Calvi acompanhou o início das oficinas e chamou a atenção para as oportunidades de desenvolvimento que surgiram no município a partir da construção do Cristo Protetor. “Não só no turismo, mas também na educação, no meio Ambiente, na saúde, nos serviços e em outras áreas”, afirmou. O gestor agradeceu à equipe de governo e aos participantes e colocou a estrutura da Prefeitura à disposição dos empreendedores. “Nossa preocupação é como o desenvolvimento ordenado, por isso a intenção é planejar muito bem todas nossas ações”, acrescentou.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento, Charles Rossner, o turismo precisa ser pensado e planejado. “Não há mais espaço para ações amadoras, na base do achismo, dos interesses particulares. Temos que focar nos interesses coletivos, olhar para frente e pensar Encantado desenvolvendo em todos os setores“, comentou.

Ivane enfatizou que o turismo é uma atividade coletiva e reforçou que deve ser desenvolvida com planejamento. Ela também chamou atenção para a principal riqueza do Vale do Taquari que, segundo ela, são as pessoas, responsáveis por construir uma região com alta qualidade de vida. “Temos de buscar o equilíbrio no desenvolvimento. Não pode ser desenfreado, sem planejamento, com ações isoladas ou esporádicas, gerando mais competição do que cooperação”, alertou a consultora.

As oficinas

Das 8h às 18h, os participantes desenvolveram diversas atividades com o objetivo de começar a construir uma visão de turismo para os próximos quatro anos em Encantado.

Uma das metodologias aplicadas foi a Análise Swot, em que foram identificados os pontos fortes, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.

“Agora, a Ivane vai tabular essas informações e consolidá-las no Plano para depois nos entregar já alinhado com o que foi nos apresentado no Radar Turístico de Encantado”, explicou o secretário Rossner.

Data de publicação: 06/07/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado