O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 26, durante a inauguração do Contêiner Maker Space do Centro Municipal de Educação Encantado.

O prefeito Jonas Calvi e a secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, apresentaram à imprensa regional o programa Cidade do Futuro, a inovação começa na sala de aula.

Na conversa, os jornalistas receberam informações sobre as 10 metas que integram o programa educacional, que já estão em execução na rede municipal, como o turno integral, a revitalização de prédios escolares, a capacitação dos professores, a construção de novas escolas de educação infantil para diminuir a demanda de vagas e o uso de ferramentas digitais (tablets, telas interativas, aplicativos) em sala de aula.

A imprensa também teve acesso ao projeto para a construção de um Centro de Inovação, já cadastrado na Financiadora de Estudos e Projetos (Finepe), e que poderá ser utilizado por toda a comunidade.

“A partir do momento que colocamos em prática as metas do Programa Cidade do Futuro criamos a base que nos credencia a buscar algo a mais, nesse caso, o Centro de Inovação”, afirmou o prefeito Jonas. “O projeto da nossa Administração é transformar a educação de Encantado, com um olhar voltado para a tecnologia e a inovação. Temos esse compromisso com a comunidade de buscarmos ser referência em práticas educacionais capazes de qualificar o aluno e formar futuros profissionais habilitados e em condições de suprir a demanda de mão de obra em diversos segmentos do nosso município”.

Contêiner Maker

No espaço de 41 metros quadrados, com isolamento acústico, os alunos do turno inverso do Centro Municipal de Educação desenvolverão atividades ligadas à inovação e tecnologia, com uso de drones, impressora 3D, robótica, sistemas de áudio e som, cinema, plataforma arduíno, tablets e notebooks, entre outras.

O investimento na aquisição da estrutura, incluindo o contêiner e os equipamentos, foi de R$ 388 mil, com recursos próprios do município.

No dia 31 de março, o Espaço Maker foi inaugurado na Escola Érico Veríssimo.

Data de publicação: 26/04/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado